Iesp comemora 18 anos de criação
Publicado: 20 de setembro de 2017 - Hora: 09:46

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Iesp comemora 18 anos de criação
Iesp comemora 18 anos de criação

Responsável pela formação dos servidores que integram o Sistema de Segurança Pública do Estado, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) comemorou 18 anos de criação com uma solenidade e uma ação cidadania realizada na manhã da última sexta-feira, 15, na sede da instituição, localizada em Marituba. A solenidade foi presidida pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen e coordenada pelo diretor do Iesp, coronel PM Alisson Gomes Monteiro.

Em 2014, o instituto foi credenciado como instituição de ensino superior, passando a ter a competência, dentre outras, de conferir graus acadêmicos. O Iesp é organizado a partir das suas Unidades Acadêmicas, sendo estas as Academias ou Escolas existentes no Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), dirigido por um Conselho Superior.

O Iesp realiza suas atividades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e de ações de treinamento profissional continuado, funcionando como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e segurança dos cidadãos.

O Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em exercício, Coronel Augusto Lima, esteve na comemoração prestigiando. “O Instituto é um órgão de formação que dá a estrutura e o alicerce de todos os conhecimento de Segurança. Assim como a forma como devem ser empregados e a ética. Aqui é feita á integração das forças para que o sistema de segurança possa ser eficaz ” enfatizou o Coronel.

Durante a solenidade houve o desfile da tropa representativa do Iesp, composta por alunos oficiais do Corpo de Bombeiro Militar, Policiais pertencentes ao Comando Geral da Polícia Militar e alunos do Curso de Formação de Policiais Civis categoria Papiloscopistas, e a entrega das medalhas do “Mérito do Ensino Integrado de Segurança” àqueles que prestaram serviços relevantes ao Iesp.

Entre os agraciados militares estão o secretário adjunto de Gestão Administrativa, coronel PM Hugo Alexandre Santos Regateiro; o comandante da Academia de Bombeiro Militar, tenente coronel Eduardo Celso, chefe de Estado Maior Estratégico da PM; coronel Emmanuel Queiroz Leão Braga, chefe da BM/3 do COP; tenente coronel João da Silva Júnior, além do diretor geral da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), Ruy Martini Santos Filho, e Orlando Salgado, Fernanda Almeida, Edson Ramos, Adma Salin e Magdala de Souza.

O agraciado, Tenente Coronel Silva Júnior, explicou que sua relação com o Iesp é de muitos anos, “ele faz parte do nosso contexto profissional desde o seu surgimento. Aqui, na verdade, é feita uma troca de conhecimento em que aprendemos e ensinamos. É com enorme prazer que eu recebo essa medalha significando que o trabalho realmente está acontecendo” comentou o Tenente

“No decorrer do ano de 2016 sedimentamos processos que hoje permitem assumirmos uma postura mais arrojada, talvez a mais audaciosa nesses 18 anos de funcionamento. Não obstante estarmos consolidando nosso papel como instituição de ensino superior regularmente constituída, fincando uma pegada acadêmica mais firme e invadindo um meio científico há muito negado às instituições de segurança pública, o Iesp hoje se vê, com muita clareza, como um órgão de formação e de qualificação continuada técnico-profissional. Existimos para proporcionar aos órgãos do sistema e, por conseguinte, à população, os melhores profissionais que se possa ter”, destacou o diretor do Iesp, coronel Alisson Monteiro.

Serviços

De forma conjunta com a solenidade foi realizada ação cidadania que fez parte da programação de aniversário do Iesp. As atividades ocorreram nas dependências do instituto, no período de 8h às 12h, e ofereceu serviços gratuitos à comunidade de Marituba, beneficiando centenas de pessoas. Um dos destaques foi a participação do Tribunal de Justiça do Estado, que ofereceu atendimento jurídico processual, referente à conciliação, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia.

A comunidade teve a chance de tirar carteira de identidade e certidão de nascimento e acesso a serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, recolhimento de medicamentos vencidos para descarte adequado, escovódromo e palestra, divulgação e sensibilização para doação de sangue e medula óssea, educação no trânsito, registro de ocorrências de violência doméstica e familiar, sensibilização de grupos vulneráveis e serviço de estética, entre outros.

Também foi montada uma exposição sobre as atividades especificas dos órgãos do sistema de segurança. Para a realização da ação cidadania, o Iesp contou com a parceria do TJE, Pro Paz, Hemopa, Polibom, Cesupa, Detran, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e Susipe.

A autônoma Irá Ataíde, de 21 anos, pode dar entrada no pedido de pensão alimentícia e também aproveitou outros serviços da ação. “É muito bom esse tipo de ação porque aqui temos a oportunidade de encontrar vários serviços num único lugar e também pude solicitar a pensão alimentícia do meu filho com calma”, disse a moradora do município.

Autoridades prestigiaram a programação e entre os gestores do Sistema de Segurança Pública presentes à cerimônia estavam os secretários adjuntos de Gestão Administrativa, coronel PM Hugo Alexandre Santos Regateiro; de Operações, coronel PM André Luiz de Almeida e Cunha, além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Hilton Celson Benigno de Souza; do Corpo de Bombeiros, coronel Augusto Sérgio Lima de Almeida (em exercício), e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

Também acompanharam as comemorações o tenente coronel Adelino Fernandes R. Júnior, atual comandante da Academia da PM “Coronel Fontoura”; a delegada Marlise Modesto Tourão, diretora da Academia de Polícia Civil e o tenente coronel Eduardo Celso, comandante da Academia de Bombeiro Militar.

por Ascom CBMPA e Ascom IESP

Skip to content