I ENCONTRO DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO ESCALPELAMENTO
Publicado: 7 de novembro de 2018 - Hora: 12:13

5. I ENCONTRO DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO...
I ENCONTRO DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO ESCALPELAMENTO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará em parceria com a Prefeitura de Breves, Marinha do Brasil e a Coordenação Estadual de Mobilização Social/Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS) realizaram o I Encontro de Prevenção e Enfrentamento aos Acidentes com Motor que Provocam Escalpelamento no 11º Grupamento Bombeiro Militar, no dia 30 de outubro de 2018.

O encontro teve por objetivo mobilizar os Comitês Municipais e a Sociedade Civil para ações de prevenção e conscientização pública para enfrentar os acidentes de motor com escalpelamento.

O escalpelamento consiste no arrancamento do escalpo humano, acidental ou proposital, neste último caso como forma de tortura ou coleção de espólios de combate.

O encontro iniciou no Marajó, que faz parte da estratégia da SESPA/DPAIS e CEEAE (Comissão Estadual de Erradicação aos Acidente de Escalpelamento) e na busca pelo fortalecimento da rede de prevenção, sensibilização dos barqueiros, usuários de barcos, sociedade e povos das águas e da floresta no enfrentamento ao escalpelamento.

O Evento Consiste em descentralizar a cobertura de motor, que é a ação mais Eficaz na prevenção deste acidente, que é normalmente realizado pela Marinha do Brasil, e agora passa a ser realizado também pelo Corpo de Bombeiros em locais onde a Marinha não se faz presente, tornando ações que seriam esporádicas em ações permanentes, sendo portanto o Quartel do 11º GBM o Primeiro quartel do CBMPA a receber 100 coberturas de Motor da Marinha do Brasil e um KIT de Ferramentas para
instalação da Prefeitura de Breves.

Paralelamente a entrega e cobertura de eixos de motor também foram realizadas palestras em escolas e associações de pescadores pelo corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.

Na Ocasião foi reconhecido e homenageado os órgão e empresas que fizeram acontecer esta mudança que pode ser um divisor de águas na história da prevenção do acidente de escalpelamento, que foram a Prefeitura de Breves, Marinha do Brasil, Empresa de Navegação Bom Jesus, Empresa de Navegação Leão do Marajó, assim como foi reconhecido como Bombeiros Padrão do 11º GBM o Cabo BM Adriano de Oliveira Alves, por ter atuado de forma decisiva através de Palestras nas escolas.

O Encontro foi marcado pela Presença do Vice Prefeito de Breves, Sr. Wilson Mainard, que ressaltou a importância do evento e garantiu total apoio da Prefeitura a causa e ainda complementou dizendo que outro problema que assola os barqueiros de forma crônica é a surdes, por trabalharem do lado do motor sem nem uma proteção auricular.

O Comandante do 11º GBM, Maj QOBM Marcelo Horácio Alfaro, destacou a importância da ação que foi realizada e elogiou a iniciativa da Ação através do CAP QOBM Manoel Leonardo da Costa Sarges e do CAP QOBM Antoniel Nascimento de Sousa, que fazem parte da CEEAE(Comissão Estadual de Erradicação do Acidente de Motor com Escalpelamento) que traçaram como meta zerar ocorrências de acidente de motor, assim como aconteceu
em 2017.

Antoniel Nascimento de Sousa – CAP QOBM