Guarda Vidas do CBMPA atuam nas Praias de Outeiro
Publicado: 26 de dezembro de 2017 - Hora: 10:27

5. Guarda Vidas do CBMPA atuam nas...
Guarda Vidas do CBMPA atuam nas Praias de Outeiro

Na manhã do feriado de Natal, 25, Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Pará estiveram em Outeiro realizando prevenção e atendendo as ocorrências nas praias do Amor, Cruzeiro e Grande.

Vinte Guarda Vidas estavam empenhados em Outeiro, em função da “Operação Natal e Réveillon 2017” que tem como objetivo reforçar as principais praias do Estado com a presença de Guarda Vidas preparados para atender qualquer eventualidade, equipados com lanchas, botes e diversos equipamentos de segurança para atuar nos serviços de Resgate, Atendimento Pré-hospitalar e de Proteção Balneária (Guarda-vidas e Operação Rodovias).

O Comandante da Operação nas praias de Outeiro, Capitão Carlos Rangel, enfatizou sobre o serviço de prevenção e os cuidados com crianças. “As principais orientações estão voltadas para a prevenção, relacionadas ao limite de área segura para os banhistas, pois alguns tendem a querer ultrapassar esse limite. As famílias acompanhadas de crianças estão sendo orientadas para não confiar na tranquilidade da praia e, principalmente, não deixar as crianças à vontade”, comentou o Capitão.

Salvamento – Durante as atividades dos Guarda Vidas, os Militares, Soldado Elvis Miranda e Soldado Thiago Vasconcelos, ambos formados na última turma CFP e classificados no quartel do 2º GBS/ GSE, estavam realizando ronda quando observaram duas banhistas pedindo ajuda.

As vítimas são irmãs e foram socorridas com segurança pelos Soldados do CBMPA. Essa foi a primeira ocorrência de salvamento atendida pelos Bombeiros Militares. O Soldado Thiago Vasconcelos comentou o quanto é importante permanecer atento. “O meu primeiro pensamento é que eu precisava, a qualquer custo, salvar aquelas vítimas e nesse meu primeiro salvamento pude perceber o quanto foi importante ter passado por vários treinamentos”, disse o Soldado.

O Soldado Elvis Miranda se mostrou orgulhoso em relação a sua profissão. “Me sinto completo com esta profissão, fico muito satisfeito em saber que posso ajudar a sociedade Paraense e cumprir com tudo que aprendi nos treinamentos”, enfatizou o Guarda Vida.

Os Guarda Vidas do CBMPA são profissionais devidamente treinados para evitar acidentes e realizar salvamentos em ambientes aquáticos. A presença desses profissionais tem como objetivo garantir a segurança e integridade física dos banhistas.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento José Silva