Grupamento Bombeiro Militar de Altamira realiza campanha de vacinação contra gripe
Publicado: 25 de março de 2020 - Hora: 08:41

5. Grupamento Bombeiro Militar de Altamira realiza...

Na manhã desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 9º Grupamento Bombeiro Militar, quartel localizado no município de Altamira, abriu o seu espaço para se tornar um posto da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Neste ano, a campanha foi adiantada devido a pandemia do novo vírus do Corona, o Covid-19.

Nesta primeira etapa, a campanha do Ministério da Saúde tem o objetivo de vacinar grupos prioritários, como os idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde (23 de março a 15 de abril).
Serão realizadas mais duas etapas em datas e públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.

O segundo grupo está dividido entre professores, profissionais das forças da segurança e salvamento (como o Corpo de Bombeiros Militar do Pará), e pessoas com doenças crônicas (16 de abril a 08 de maio).

O terceiro grupo está dividido entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas e mulheres até 42 dias após o parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência (09 a 22 de maio).

Os militares montaram barracas em toda a extensão do quartel para atender ao grupo prioritário da primeira etapa. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.
O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data os postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

O Ministério da Saúde mudou a campanha para março, para proteger de forma prematura os públicos prioritários contra os agentes mais comuns da gripe. A vacinação contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são similares.

Proteção balneária: Na última semana, o quartel realizou orientações e prevenções em balneários do município concernentes a proteção contra o Corona Vírus. As orientações de conscientização foi para a população não permanecerem nas praias e balneários para evitar a proliferação do Covid-19 na região. Todos os cidadãos acataram as orientações dos Bombeiros e retornaram a suas residências e as praias foram totalmente evacuadas