
No início da tarde desta quarta-feira (23), o Governo do Estado promoveu a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que dá autorização para o início das obras de reforma e ampliação do quartel do 21⁰ Grupamento Bombeiro Militar (21⁰ GBM), no bairro do Comércio, em Belém.
A solenidade ocorreu nas instalações da própria UBM a ser beneficiada com as obras e foi presidida pelo Governador do Estado e Comandante-em-Chefe do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Helder Barbalho, que também contou a presença da cúpula da Segurança Pública do estado: Ualame Machado, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social; Cel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil; Cel QOPM José Dilson de Melo Souza Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará; DPC Daniela Santos, Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil do Pará; Celso da Silva Mascarenhas, Diretor Geral do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves; e Marcelo Lima Guedes, Diretor Superintendente do Departamento de Trânsito do Estado do Pará. Registro ainda para as presenças do Cel QOPM Arthur Moraes, Secretário Adjunto de Administração Penitenciária, representando o titular da pasta, Secretário Jarbas Vasconcelos, e o Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil.
O quartel do 21⁰ GBM é possuidor de um valor histórico e sentimental para a Corporação pois, durante anos, abrigou o Comando Geral do CBMPA.
O valor das obras ora autorizadas atinge cifras da ordem de R$ 965.712,10.
Com as obras há de se conferir melhores condições de trabalho e acomodações ao contingente do quartel, a exemplo de outras UBM’s já beneficiadas com obras de reforma e/ou ampliação, como os quartéis do 2⁰ GBM/Castanhal e 17⁰ GBM/Vigia de Nazaré, e outras que se encontram com as obras em andamento, como o quartel do 19⁰ GBM/Capanema e o próprio Comando Geral da Corporação, na Júlio César.
Para o Comandante Geral do CBMPA, trata-se de um momento ímpar para a Corporação, pois há muito se almejava essas obras no 21⁰ GBM: “esse é mais um resgate da história do CBMPA; este prédio é emblemático para nós. Além de ser estratégico para o centro comercial de Belém, há um resgate na história do Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma primeira etapa; na segunda etapa temos a expectativa de novamente trazer o Governador do Estado, para realizar a assinatura da Ordem de Serviço do Memorial do Corpo de Bombeiros”.
ASCOM CBMPA