Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas
Publicado: 13 de novembro de 2018 - Hora: 16:15

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas...
Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas

Nesta terça – feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram o Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas no prédio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) no horário de 09h00 às 13h00.

O evento faz parte da programação da Semana de Prevenção e Combate à Incêndio, alusivo aos 136 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pára. E acabou culminando com a VII Reunião do Comitê de Proteção da Amazônia Legal – COPAL, que reuniu os 9 Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal.

 

PALESTRANTES

Este ano o CBMPA e a CEDEC fizeram uma parceria com a Embaixada de Israel, que trouxe o Consultor de Gestão de Emergência Yehiel Kauperstien, que palestrou sobre Gerenciamento de Crise. E para abrilhantar o evento, a Banda do CBMPA entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Israel para prestigiar a presença do palestrante convidado.

O Meteorologista da Universidade do Tocantins- UNITINS, José Luiz Cabral da Silva Júnior, apresentou o COPAL, falando sobre a proposta de promover a aproximação entre os comandantes gerais dos 9 estados da Amazônia Legal para minimizar as dificuldades e os desafios do dia a dia. E reafirmou a necessidade de se implementar uma cultura de prevenção, que está relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

O Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional  do SIPAM, Flávio Augusto Altieri dos Santos apresentou uma ferramenta chamada SIPAMHIDRO. “A plataforma tem como objetivo integrar dados e a partir desses dados, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a região amazônica. Dentro sempre, do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral” afirmou Altieri. 

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, CEL. Zanelli, falou sobre a importância do evento, que reuniu os comandantes e possibilitou a criação do comitê. “Desde 2016, a gente vem trabalhando um comitê de proteção da Amazônia Legal com a proposta de articular ações e politicas para que a gente possa criar uma infraestrutura, criar possibilidades de parcerias, não só organizações do nosso país, mas organizações internacionais. Para dar suporte para criar uma logística para que os Corpo de Bombeiros possam fazer frente, especialmente, no combate à incêndios florestais” disse o comandante geral.

Estiveram presentes os Comandantes das UBM´s da Região Metropolitana de Belém e os alunos Oficiais das Academias Bombeiro Militar e da PM. Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT/UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) puderam se credenciar para participarem do evento. E acompanhando a comitiva do COPAL, presidida pelo CEL BM Yuri, esteve presente a Drª Andréa Espanha, advogada que trata dos assuntos jurídicos do comitê.

TEXTO ASCOM CBMPA

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Sargento Silva

Em: 13/11/2018

 

Skip to content