Formatura da turma CBA-MC da INFRAERO
Publicado: 27 de março de 2019 - Hora: 12:42

5. Formatura da turma CBA-MC da INFRAERO
Formatura da turma CBA-MC da INFRAERO

O Major QOBM Thiago Augusto Vieira Costa, Comandante da 1º SBM/INFRERO, visando atender os requisitos do Convênio existente entre o CBMPA e a INFRAERO e diante da necessidade constante de qualificação dos profissionais Bombeiros Militares que atuam diretamente nos Aeroportos do Estado informa que na manhã desta sexta-feira, dia 22 de março de 2019, encerrou mais um Curso de Formação de Bombeiros de Aeródromos Condutores e Operadores de Viaturas de
Combate ao Incêndio em Aeronaves (CBA-MC – 2019).

Durante o Curso os militares tiveram a oportunidade de conhecer toda a parte teórica sobre os comandos necessários para o correto funcionamento e emprego das viaturas em um combate ao incêndio nas áreas do aeródromo. O curso específico para esses Carros de Combate ao Incêndio (CCI’s) são necessários, pois essas viaturas possuem uma alta tecnologia de instrumentação eletroeletrônica, com comandos de combate em telas “Touch Screen” e movimentações dos canhões realizadas por “joystick” na própria cabine do condutor. No entanto, as mesmas também dispõem de um sistema auxiliar de funcionamento de forma pneumática e manual para o uso em caso de emergências ou panes nos sistemas eletroeletrônicos do carro durante uma ocorrência.

Os CCI’s são equipados com 1420 litros de Líquido Gerador de Espumas (LGE), 11.000 litros de água, sendo os agentes extintores principais e 250 kg de pó químico como agente complementar. Possuem canhões monitores no Teto, no para-choque e também linhas (mangueiras de combate) de acionamentos manuais. Além dos diversos equipamentos de resgate e salvamento.

Para o Cap QOBM Janio Costa, Subcomandante do Quartel e o 1º Oficial Combatente da Corporação concluinte do Curso CBA-MC, o objetivo das instruções é conhecer todas as peculiaridades do veículo, aprender a utilizar essa tecnologia disponível e assim melhorar ainda mais a eficiência e os tempos respostas nas ocorrências dentro dos aeroportos. “Esse Curso é extremamente importante para os Bombeiros de aeródromos, pois essas viaturas são muito diferentes das utilizadas nos demais Quarteis do CBMPA que atuam em ocorrências dentro do meio urbano, pois elas possuem uma filosofia de combate ao incêndio onde o próprio carro (CCI) é quem faz o combate ao fogo, o operador permanece dentro da cabine do veículo com segurança e comandando todos os movimentos dos canhões de combate através de controles internos” Afirma o Capitão.

Por: Maj. QOBM Thiago

Fotos: B1 do Quartel da 1º SBM/INFRAERO.