ENCERRAMENTO DO 1° CURSO DE NIVELAMENTO TÉCNICO EM DEFESA CIVIL
Publicado: 10 de fevereiro de 2023 - Hora: 17:13

5. ENCERRAMENTO DO 1° CURSO DE NIVELAMENTO...
ENCERRAMENTO DO 1° CURSO DE NIVELAMENTO TÉCNICO EM DEFESA CIVIL

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) o encerramento do 1° Curso de Nivelamento Técnico em Defesa Civil (CNTDEC) no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

O curso teve início no dia 30 de janeiro de 2023, com o objetivo de capacitar e qualificar os militares em preparo, mitigação, resposta e atuações preventivas aos desastres sazonais, bem como os imprevisíveis para, caso aconteçam, possam ser tomadas medidas adequadas como resposta à população. A carga horária de 50h desenvolveu-se por meio de aulas expositivas, práticas e vivências acrescidas de discussões, palestras e demonstrações, assim como o conhecimento técnico, teórico e atividades referentes aos serviços de Defesa Civil.

O 3° Sargento QBM Matheus da Conceição Moraes, orador da turma, expressou: “Este curso com toda certeza contribuiu muito para a formação contínua de todos os participantes, seja docente, discente ou equipe de apoio, pois ninguém se envolve em um processo formativo e sai sem aprender algo no fim dele. Este evento foi de fundamental importância para o Corpo de Bombeiros e para a população que vai receber os serviços desses novos agentes.” O Sargento disse ainda: “O técnico de Defesa Civil não é um carregador de cestas ou montador de barraca, ele é um agente do acolhimento, serenidade e equilíbrio, pois são essas as qualidades necessárias para se atuar diante de um desastre.”

O chefe da divisão de apoio comunitário e Coordenador do curso Major QOBM Francisco Janio Bezerra Costa agradeceu aos 52 concludentes:

“Para nós é um grande orgulho e satisfação tê-los aqui, todos buscaram o conhecimento, a se aperfeiçoar e trazer o melhor de si para o curso. O período de duas semanas foi de muita sabedoria, conhecimento e transmissão de prática. Esses dias foram voltados totalmente para a prática de Defesa Civil, e eu tenho certeza que os senhores, ao saírem desse curso, terão outra visão e ao chegarem a suas unidades saberão multiplicar esse conhecimento. Só tenho a agradecer a todos, e espero encontrá-los novamente em outras capacitações.”

Na oportunidade, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, parabenizou os militares concludentes do curso e partilhou com os presentes no local seu primeiro discurso como comandante-geral da corporação.

“Peço a Deus sabedoria e direção para conduzir a nossa instituição de forma honrada, sabendo que é um grande desafio. Daqui para frente, como diz em nosso hino, nem um passo daremos atrás. Tenham a certeza que dedicação e comprometimento não faltará.”

O CBMPA e CEDEC parabenizam todos os concludentes e esperam que coloquem em prática todo o conhecimento adquirido com eficiência para melhor atender a população do estado do Pará.

Defesa Civil, somos todos nós.

Texto: ASCOM do CBMPA.