Desafio de Salvamento Aquático estimula a coletividade entre militares
Publicado: 18 de junho de 2018 - Hora: 15:54

5. Desafio de Salvamento Aquático estimula a...
Desafio de Salvamento Aquático estimula a coletividade entre militares

Ocorreu na manhã do dia 13, no Centro de Instrução Brás de Aguiar (CIABA), o Desafio de Salvamento Aquático. A competição foi uma das provas que compuseram as Olimpíadas Bombeiro 2018 que, por sua vez, fazem parte da programação de comemoração ao Aniversário do Bombeiro Nacional, em 02 de julho.

Em entrevista para a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, o Capitão BM Leonardo, um dos organizadores da competição, explicou que o Desafio de Salvamento Aquático seria um circuito formado por quatro provas, sendo duas individuais e duas coletivas. Primeiramente, a prova dos 50 metros: reboque de boneco, sem nadadeira; depois, a prova dos 100 metros: reboque de boneco, com nadadeira. Em seguida, vieram as provas coletivas de revezamento 4×25 com boneco e 4×40 medley.

De acordo com o Capitão, as provas foram realizadas com forte espírito de equipe e com os sentimentos de garra e superação. Também ressaltou a intensa participação das mulheres que, além de buscarem uma boa pontuação, estiverem lá para competir e mostrar sua preparação e persistência.

O objetivo principal da prova era mostrar a técnica de salvamento, fortalecer o preparo físico, estimular a persistência e  evidenciar o sentimento de coletividade de cada militar. Vale lembrar que, durante a execução dos circuitos, houve uma fervorosa torcida que exaltava não apenas um competidor, mas o Corpo de Bombeiros como um todo. Logo, a ideia não seria competir para ganhar, e, sim, competir consigo mesmo para concluir a missão e superar seus próprios limites para salvar um boneco que, nos casos reais, será uma vida.

As provas de Salvamento Aquático antecederam o Desafio Bombeiro de Aço, que ocorreu no dia 14 deste mês. Após o encerramento das Olimpíadas, houve a cerimônia de premiação aos militares e amanhã, 19, será realizada a grande Campanha de Doação de Sangue no Hemopa, bem como outros eventos que constituem a extensa programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Texto: Júlio Leandro

Fotos: Sargento Carlos