DEFESA CIVIL ESTADUAL SE REUNE COM MEMBROS DO CENSIPAM
Publicado: 30 de janeiro de 2019 - Hora: 15:53

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. DEFESA CIVIL ESTADUAL SE REUNE COM...
DEFESA CIVIL ESTADUAL SE REUNE COM MEMBROS DO CENSIPAM

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará reuniu na manhã desta quarta-feira, 30 de janeiro, com integrantes da Defesa Civil Estadual e membros do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia    (CENSIPAM), para tratarem assuntos relacionados ao acordo de cooperação entre o CBMPA e CENSIPAM.

O palestrante da reunião, foi o Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE), Flávio Altieri, apresentando o sistema de monitoramento e previsão de riscos hidrometeorológicos severos – SipamHidro.

A plataforma tem como objetivo integrar dados e a partir desses dados, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a região amazônica. Dentro sempre, do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral afirmou o analista.

A possibilidade de checar as informações em tempo real beneficiará principalmente as Defesas Civis dos três níveis da administração pública (federal, estadual e municipal), que poderão adotar as providências necessárias e alertar a população e outros órgãos do governo sempre que houver uma ameaça.

Esta parceria tem por finalidade o aprimoramento da integração operacional, técnica e logística envolvendo a interoperabilidade de dados meteorológicos e ambientais, oriundos de satélites e de sensores de superfície, a qualificação de recursos humanos, a prevenção e intervenção logísticas e a pesquisa e desenvolvimento, no âmbito da Amazônia.

De acordo com o Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, Coronel Benjó, ‘’É muito importante a parceria que estamos fazendo com o CENSIPAM, pois percebemos um série de dificuldades que temos no gerenciamento de crise, antes do desastre, e esta ferramenta acelera o processo de mapeamento. A prevenção e preparação é nosso foco, porque é antes do desastre.  Desta forma, será celebrado um termo de cooperação técnica entre o CBMPA, Defesa Civil e CENSIPAM no sentido de capacitarmos ainda mais nossos técnicos com competência, nos antecipando desses eventos desastrosos.

A Meteorologia e a Climatologia são um dos pilares para o alcance da missão do Censipam, que tem a responsabilidade de promover a proteção da Amazônia Legal por meio da sinergia das ações de governo, da articulação, do planejamento, da integração de informações e da geração de conhecimento.

Os cursos de capacitação, as calibrações e manutenções de sensores e os estudos técnicos e científicos para aprimoramento de serviços e geração de novos produtos, serão objetos específicos desta Cooperação.

Estiveram presentes na reunião: o Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual da Defesa Civil Estadual Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, o Chefe do Estado Maior do CBMPA Coronel QOBM Alexandre Costa, o Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual Coronel QOBM entre outros Militares e Civis.

Texto: Mônica Alexandra Assunção

Fotos: Sargento Carlos

Skip to content