DEFESA CIVIL ESTADUAL ENCERRA CURSO AVANÇADO EM AÇÕES DA DEFESA CIVIL A COORDENADORES MUNICIPAIS
Publicado: 11 de novembro de 2018 - Hora: 20:00

5. DEFESA CIVIL ESTADUAL ENCERRA CURSO AVANÇADO...

Na última sexta feira dia 09, às 08h horas da manhã, foi realizado o encerramento do Curso Avançado em Ações da Defesa Civil, e em seguida, foi efetuada uma cerimônia alusiva a entrega de certificados para os 41 coordenadores municipais que participaram do curso, sendo feita no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

Estavam presentes no evento, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM Zanelli, o Sub. CMT. Geral Cel. BM Augusto Lima, o CMT. Operacional Cel. BM Roger, o Coordenador Ajunto da Defesa Civil Estadual Cel. BM Cantuaría entre outros militares e civis.

O curso aconteceu na sede da CEDEC no Quartel do Comando Geral do CBMPA, em Belém, no período de 05 a 09 de novembro, no período das 08h às 17h, participando 41 Coordenadores Municipais de 22 cidades como Abaetetuba, Itupiranga, Paragominas, Santarém e Xinguara, dentre outras.

Os participantes apresentaram seus trabalhos, resultado de uma semana árdua de muitos conhecimentos. E por seguinte, foram agraciados com certificados de conclusão de curso, expedidos pela Defesa Civil Estadual.

O Cel. BM Cantuária, Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, falou sobre a importância dos coordenadores municipais  de visitarem as comunidades, e fazerem um levantamento das áreas de risco,  pois isto diminui a vulnerabilidade da região, visando deste modo, amenizar os problemas locais, tornando a comunidade trabalhada mais resiliente. Ele também relatou: ”Vocês já estão com o conhecimento, agora é preciso preparar algo, se planejar para que a Defesa Cívil fique mais atuante em seu município. Em relação,  a questão de levantamento de área de risco,  procurem o gestor da CPRM, e mandem as demandas que eles irão dar o prosseguimento.” Frisou.

Em continuidade a reunião, o Comandante Geral,  Cel. Zanelli Nascimento disse que a Defesa Civil é fundamental para o Estado e o Município presente,  e logicamente mobilizada pelas vontades dos técnicos e voluntários que fazem parte da mesma.  Ele também informou que fica muito feliz, por cada vez que tem a possibilidade de olhar nos olhos de pessoas, que não fazem parte da Defesa Civil Estadual, e as vezes nem fazem parte de um corpo efetivamente orgânico de uma Prefeitura. Mas,  que se pre-dispõem a ter esse sentimento de humanidade e solidariedade a pessoas que possam ser atendidas em problemas  que sejam naturais ou não. Finalizou.

Fotos: SubT. Washington

Texto: Ascom CBMPA por Mônica Alexandra Assunção