CURSO DE NIVELAMENTO DA CEDEC
Publicado: 1 de fevereiro de 2023 - Hora: 17:03

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CURSO DE NIVELAMENTO DA CEDEC
CURSO DE NIVELAMENTO DA CEDEC
  1. Iniciou-se na manhã do dia 30 de janeiro de 2023, o primeiro curso de nivelamento em Defesa Civil, que visa capacitar e qualificar os 62 discentes, em preparo, mitigação, resposta e atuações preventivas aos desastres sazonais, bem como os imprevisíveis para, caso aconteçam, possam ser tomadas medidas adequadas como resposta à população.

O curso tem carga horária de 50h e a primeira semana acontece no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), enquanto a segunda semana acontecerá no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

Veja quais são as disciplinas e os instrutores abaixo:

1. Noções de Defesa Civil (2º Sgt BM Jean)
2. Legislações Aplicadas (3º Sgt BM Josinaldo)
3. Operacionalização do S2iD (Cb BM Nilton)
4. Solicitações de recursos federais e estaduais de Defesa Civil (3º Sgt BM Josinaldo)
5. Análise das áreas de risco (Íris Celeste)
6. Utilização do SCO/SCI (Cap QOBM Marcelo)
7. Plano de Resposta (3º Sgt BM Marcio)
8. Monitoramento e alerta hidrometeorologico SIPAM-HIDRO (Flavio Altieri)
9. Gestão de processos em Defesa Civil (Maj QOBM Arteaga)

O Cabo BM Nilton do Rosário Souza, da Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) que trabalha na Divisão de Operações e faz parte do corpo de instrutores fala da importância do curso.

 

“O objetivo do curso é trazer realmente esse nivelamento aos militares que fazem parte das sessões da CEDEC. É muito importante essa integração antes do desastre, durante e depois dele. Precisamos estar monitorando e entender toda a dinâmica do que tá acontecendo.”

O Soldado BM Luis Eduardo Freitas de Araújo expressa a satisfação de participar do curso.

“O curso de nivelamento em defesa civil é bastante válido tendo em vista as diversas experiências que estão sendo repassadas para nós. Uma vez que nem todos os militares tem o contato direto com as ações da coordenadoria estadual de defesa civil no que tange os processos, desde a criação das coordenadorias municipais de proteção e defesa civil até mesmo ao reconhecimento federal da situação de emergência ou do estado de calamidade pública, bem como a solicitação de recursos para respostas aos desastres.”

O chefe da divisão de apoio comunitário e Coordendor do curso Major QOBM Francisco Janio Bezerra Costa fala da importância da interação do conhecimento com os agentes de defesa Civil.

“O objetivo do nosso curso é justamente manter esse nivelamento de conhecimento evitando que equipes diferente tenham uma abordagem diferente sobre o mesmo assunto. A ideia é tentar unificar o máximo possível esse conhecimento e ser transferido aos municípios diante das operações no cenário de desastre de uma maneira única. O nosso curso também está contando com o apoio de outros órgãos do sistema de Defesa Civil como o CENSIPAM e o CPRM (Serviço Geológico do Brasil) onde estão falando, ministrando algumas disciplinas diretamente voltada a suas áreas, como mapeamento de riscos, questões hidrológicas e inerente aos sistemas e as adversidades.”

O Coronel QOBM Luis Arthur Teixeira Vieira, Coordenador Adjunto da CEDEC destaca.

“Nesse primeiro curso estamos atingindo somente a região metropolitana, mas a ideia é chegarmos em todas as regiões do estado do Pará para podermos atender a esse público com informações de qual é o trabalho da Defesa Civil, quais são as suas missões em todas as fases que nós atuamos, tanto na prevenção, na mitigação, na resposta e também no restabelecimento das áreas afetadas.”

Defesa Civil, somos todos nós.

Texto: ASCOM do CBMPA

Skip to content