Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2)
Publicado: 23 de janeiro de 2019 - Hora: 12:09

5. Curso de Habilitação de Bombeiro de...
Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2)

Na manhã do dia 14 de janeiro de 2019, iniciou o Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2), no quartel da 1ª SBM/INFRAERO. O curso é oferecido e patrocinado pela INFRAERO e possui duração de 6 semanas com carga horária de 240 h/a envolvendo diversas disciplinas voltadas para ocorrências aeroportuárias.

O objetivo do curso é repassar os conhecimentos e técnicas necessárias para os Bombeiros de Aeródromo saberem como agir de forma correta diante um sinistro envolvendo aeronaves nos aeroportos do Estado.O Curso está sendo ministrado nas instalações da Seção Contra Incêndio/SCIBE do Aeroporto Internacional de Belém / Val de cans, com um total de 33 (trinta e três) militares de diversas unidades do CBMPA.

O Comando da 1ª SBM/INFRAERO, Maj QOBM Thiago, destaca que: “ o treinamento específico voltados para acidentes com aeronaves é muito importante e de extrema necessidade devido as peculiaridades que envolvem ocorrências dessa natureza, bem como, a quantidade de vítimas que podem ocorrer”.

Para a SD BM Dominique, aluna do curso: “ Este curso é de suma importância para o meu aperfeiçoamento, pois apesar de ser recém formada na corporação e ter adquirido conhecimentos recentes, o treinamento aeródromo, além de complementar meus conhecimentos, mostra que as ocorrências dessa natureza requer treinamentos específicos.”

O Coordenador do Curso Senhor Sérgio Gomes frisa que: “ O CBA 2 é um evento didático de suma importância para que os Aeroportos Civis atendam as legislações em vigor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Durante o curso, os discentes aprenderam várias disciplinas, dentre as quais: fatores humanos, fundamentos de Contra Incêndio, salvamento em altura, veículos operacionais, salvamento e combate a incêndio em aeródromos, emergências químicas, atendimento pré –hospitalar, fundamentos da aviação, segurança no trabalho, emergência aeroportuária, prevenção salvamento e combate a incêndio em aeronaves, carros Contra Incêndio de Aeródromos”.

Texto: Cap. QOBM Francisco Jânio Bezerra Costa.