Cadetes do Curso de Formação de Oficiais participam de Semana de Readaptação
Publicado: 24 de janeiro de 2018 - Hora: 08:34

5. Cadetes do Curso de Formação de...
Cadetes do Curso de Formação de Oficiais participam de Semana de Readaptação

A transição para o segundo ano do curso de formação de oficiais foi marcada por uma semana repleta de instruções das mais diversas áreas inerentes à profissão Bombeiro Militar, realizadas nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) e demais quartéis da Região Metropolitana de Belém. Concluir o primeiro ano é um marco na vida do cadete e por esse motivo, essa semana foi programada para ficar na memória de cada um dos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Na segunda-feira, 15, os alunos se apresentaram após o recesso de fim de ano, e foi o momento de “ajustar as arestas”. Houve também a padronização dos uniformes durante o curso, pois sabe-se que a padronização é um valor militar que enaltece a hierarquia e disciplina.

Na terça-feira, foi a vez do 1º Grupamento de Bombeiro Militar receber os alunos para instruções de combate à incêndio e adaptação a vida militar, comandadas pelo Capitão Rio Branco, com apoio do Capitão Ribeiro, Capitão Sandro Tavares, Capitão Carlos Rangel, 1º Tenente Israel e demais militares do grupamento. Os cadetes também tiveram a oportunidade de conhecer diversas viaturas, como a Auto Plataforma Mecânica (APM) e o Auto Tanque (AT).

Na quarta-feira, O Coronel QOBM/RR Carlos Reis ministrou uma instrução sobre a função da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros e suas diversas funções. A palestra foi de extrema importância, pois nos dias atuais sabe que o marketing de uma instituição exerce um poder de influência na sociedade, e o trabalho realizado pelo CBM precisa ser externado para toda a população, com qualidade. Ao fim da palestra foi sorteado um exemplar do livro “O Corpo de Bombeiros no Pará”, autografado pelo autor, José de Menezes. A sorteada foi a Cadete Iara, que se sentiu privilegiada com tão valioso presente.

Quinta-feira, o 1º Grupamento de Busca e Salvamento abriu as portas para receber os futuros oficiais. Sob comando do Capitão Leonardo Sarges e com o apoio do Capitão Carlos Rangel e demais militares, o dia contou com instruções de salvamento em altura, terrestre, veicular e ainda um teste de consumo, onde os cadetes se equipavam e realizavam um circuito que incluía desde a execução de nós e amarrações, até a atividades físicas intensas. O intuito da atividade foi verificar a taxa de consumo de oxigênio dos alunos quando os mesmos estão utilizando Equipamento de Proteção Individual e Respiratória.

E, na sexta-feira, houve a cerimônia de troca de luvas, onde os cadetes foram oficialmente declarados cadetes 2º ano, o Cadete 01 Felipe Maciel, disse que está: “muito feliz e realizado em fazer parte do Curso de Formação de Oficiais, e desta família que é o Corpo de Bombeiros. Junto com meus companheiros, espero aprender e repassar conhecimento para servir a corporação e proporcionar o melhor serviço possível para a sociedade paraense. Foi um ano de muitas vitórias e aprendizados e tenho certeza que juntos conseguiremos chegar ao final e nos tornarmos futuros oficiais da corporação”, declarou.

O momento foi marcado por muita vibração, quando os cadetes, além de conquistar sua segunda barra na luva, também tiveram seu primeiro banho de promoção, dado pelo coordenador do curso, capitão QOBM Rodrigo Martins. Ato que é uma tradição no Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Pela parte da tarde, o Grupamento Marítimo Fluvial recepcionou os segundo-anistas com as mais diversas instruções aquáticas, incluindo salvamento simples, e também com equipamentos utilizando-se pranchão e embarcações.

Esta semana marcou um novo ciclo na vida de cada um, pois todos superaram desafios e aprimoraram os conhecimentos adquiridos no primeiro ano, para então, fazer jus a luva que receberam. Sem qualquer dúvida, pode-se afirmar que a ABMPA, com o apoio de todos os envolvidos nas instruções, está cumprindo sua missão com excelência: “Ensinando a comandar heróis”.

Por Cadete Piquet

Fotos: Capitão Rodrigo, Capitão Ribeiro, Capitão Rio Branco, Capitão Sandro, Tenente Israel