Corpo de Bombeiros utiliza aplicativos na Operação Verão 2018
Publicado: 21 de junho de 2018 - Hora: 12:34

5. Corpo de Bombeiros utiliza aplicativos na...
Corpo de Bombeiros utiliza aplicativos na Operação Verão 2018
Aplicativos Baixar aplicativos

O período das férias escolares está próximo e com isso muitos pais aproveitam para levar os filhos a praias, balneários e clubes. No momento do lazer é preciso ter cuidados para que a criança não se perca no local ou sofra afogamento. Para evitar esses incidentes no veraneio, o Corpo de Bombeiros do Militar do Pará (CBMPA) utilizará durante a Operação Verão 2018, os aplicativos de emergência Colisão e Praia Segura, que têm como objetivo orientar os banhistas. O primeiro aplicativo “Colisão” foi adquirido pelo CBMPA através de um Termo de Cooperação da SAS Smart, objetivando diminuir o tempo-resposta nas ocorrências de colisão de veículos.

A tecnologia é capaz de detectar colisões veiculares realizando uma ligação automática em viva voz para o serviço de resgate (números 192 e 193). Para ter acesso ao serviço, o usuário deve baixar o aplicativo, na loja Play Store, no seu aparelho celular e “se houver o impacto da colisão o aplicativo envia a informação automaticamente para Corpo de Bombeiros”, explicou o Coronel Andrei.

Ainda sobre o funcionamento, o Corpo de Bombeiros destaca que não será necessário abrir o aplicativo a cada viagem, pois, sempre que o usuário estiver em deslocamento, o sistema capta a velocidade e realiza os procedimentos instantaneamente. A população também contará com o aplicativo “Praia Segura”, composto por cinco serviços distribuídos em: “Cadê Minha Criança”, “Dicas de Segurança”, “Tábua de Marés”, “Clima Tempo” e “Ligue 193”.

O “Cadê Minha Criança?” mostra um relatório das crianças encontradas pelo militares do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, proporciona aos pais, familiares ou responsáveis, um relatório diário dos pequenos encontrados e encaminhados aos postos de guarda vidas, em praias e balneários.

O “Tábua de Marés” contém informações sobre os períodos de preamar e baixa-mar fornecidos pela Marinha do Brasil. Já o serviço de “Dicas de Segurança” apresenta informações básicas sobre comportamento e atitude, com foco da prevenção de acidentes no ambiente de lazer. E o “Ligue 193” é um atalho, com discagem direta para ligações de emergência direcionadas para o Centro Integrado de Operações.

Segundo o Coronel BM Andrei, responsável pelo setor de Telemática do  QCG, afirmou que o aplicativo Praia Segura é um multifuncional de utilidade pública e deve ser utilizado, principalmente, por familiares para proporcionar maior segurança ao público infantil. Além disso, o APP pode fornecer informações sobre o tempo para que os banhistas não sejam surpreendidos pelos temporais típicos da região.  De acordo com o Coronel, os sistemas já estão em pleno funcionamento e preparados para transformar o verão em um período de lazer realmente seguro.

Texto: Monica Alexandra Assunção