CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISITA DE CRIANÇA INDÍGENA DA ETNIA GAVIÃO PARKATÊJÊ
Publicado: 2 de outubro de 2020 - Hora: 16:19

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISITA DE...
CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISITA DE CRIANÇA INDÍGENA DA ETNIA GAVIÃO PARKATÊJÊ

 

Com muita emoção e carinho, hoje (02), o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, recebeu a visita do pequeno Wanuihaw Airompokre, 07 anos, filho do líder indígena Aiteiti Airompokre. O menino tinha o sonho de conhecer o Corpo de Bombeiros Militar e a corporação resolveu proporcionar esse momento a ele. A realização deste sonho, que contou também com o apoio do 26º Grupamento Bombeiro Militar/Icoaraci, faz parte da programação alusiva ao dia das crianças, 12 de outubro, em que o CBMPA trará algumas crianças para viverem “Um Dia de Bombeiro”.

O pequeno Wanuihaw, pertence à etnia Gavião Parkatêjê, com aldeia localizada na Terra Indígena de Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins. E possui hidranencefalia, uma condição física de malformação do cérebro que compromete funções cognitivas e motoras. Desde muito pequeno ele demonstra entusiasmo pelo Corpo de Bombeiros e, de passagem pela Capital, pai e filho tiveram a oportunidade de conhecer a rotina dos militares da instituição com uma recepção mais que especial. 

No último mês, durante a Operação Fênix, Aiteti Airompokre, pai do menino, que é guarda florestal e atuou ao lado dos militares do CBMPA no município de Marabá, sudeste paraense, combatendo incêndios e queimadas que atingiram a localidade. A visita deles ao quartel é um ato de agradecimento à colaboração e bravura do líder indígena na Operação. Emocionado, ele disse: “foi muito importante ter o apoio dos bombeiros na terra indígena onde, com muita dificuldade, a gente conseguiu levar um pouco de esperança ao nosso povo e por isso, nós somos muito gratos a vocês” 

Além disso, a visita comovente representa a gratidão de Aiteti ao militares com quem se desenvolveu uma amizade, como é o caso do Cabo BM Deivison que esteve na Operação Fênix em Redenção, e conta como foi importante essa parceria, de acordo com ele, “houve momentos em que para a guarnição se localizar dentro da mata foi fundamental contar com a ajuda do Aiteti e dos outros indígenas da comunidade, principalmente para que a gente tivesse sucesso na Operação. Então é uma forma de agradecimento essa visita hoje aqui”. 

É sempre uma alegria para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, poder realizar esses sonhos, e retribuir essas parcerias de solidariedade que se estabelecem nas necessidades da vida e nos momentos de emergências que surgem no serviço bombeiro militar.

ASCOM CBMPA

Skip to content