Corpo de Bombeiros realiza última vistoria técnica no Hospital de Campanha de Santarém
Publicado: 18 de fevereiro de 2021 - Hora: 15:59

5. Corpo de Bombeiros realiza última vistoria...

O Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desta quarta-feira (17), a última vistoria técnica no Hospital de Campanha de Santarém. Após três visitas, todas as exigências técnicas foram atendidas e a unidade de saúde está regularizada.

“Nós fizemos três vistorias do Hospital, com a última sendo realizada nesta quarta. Na primeira, demos orientações e hoje todas as necessidades que precisavam ser feitas foram concluídas. Todas as exigências por parte do Corpo de Bombeiros foram concluídas, fizemos testes para comprovar e está tudo ok, a vistoria foi aprovada. Então, no que compete aos bombeiros, o Hospital de Campanha está todo regularizado”, disse o tenente coronel Francisco Júnior, comandante do 4º GBM.

Durante a vistoria, a equipe testou hidrantes e o fluxo de água, além do gerador. Na última vistoria, a principal recomendação do Corpo de Bombeiros foi com relação a este equipamento, que precisava ser automático para garantir maior segurança ao local. Para atender as exigências apontadas, o gerador foi substituído e hoje aprovado durante a vistoria.

“O gerador que foi implementado não atendia às nossas solicitações e pedimos a substituição por um automático e maior. A vistoria foi aprovada. Vamos fazer as notificações com o parecer e repassar a documentação”, reforçou o comandante do Corpo de Bombeiros.

A visita foi acompanhada pelo prefeito do município, Nélio Aguiar; pelo secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; pelo deputado estadual José Maria Tapajós; e por representantes da Sespa, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde.

“A escola já está ganhando corpo de hospital. Está tudo muito bem dimensionado, bem dividido, com toda segurança de fluxo de pessoas e pacientes. Funcionando, o Hospital de Campanha dará uma grande retaguarda para nossa UPA, que também já transformamos em um Hospital de Campanha, atendendo 100% Covid-19. O desafio é muito grande, as dificuldades foram enormes, já que a pandemia é imprevisível. Todas as providências tomadas pelo governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Santarém, foram rápidas e acertadas. Evitou com que o município pudesse vivenciar a triste realidade que foi vivenciada na capital do Amazonas, Manaus”, disse o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, reiterou que faltam apenas detalhes para que a unidade fique pronta e frisou que a população precisa continuar contribuindo para que os casos de Covid-19 na região diminuam.

“Estão faltando alguns ajustes, materiais estão chegando. Amanhã (quinta, 18), o hospital estará apto para receber a vistoria final e, na sexta, começar a funcionar de forma gradativa, atendendo as nossas demandas e necessidades. Estado e Município estão fazendo o seu papel, ampliando a sua estrutura hospitalar para atendimento. A população precisa continuar fazendo a sua parte, usando máscara, mantendo o distanciamento social, usando álcool em gel, fazendo a sua limpeza pessoal”, reforçou o secretário regional.