Corpo de Bombeiros realiza seminário de salvamento em tentativas de suicídio
Publicado: 13 de setembro de 2019 - Hora: 19:31

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Corpo de Bombeiros realiza seminário de...
Corpo de Bombeiros realiza seminário de salvamento em tentativas de suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizou nesta sexta-feira (13), o 1° Seminário Paraense de Salvamento em Tentativas de Suicídio no auditório do Comando Geral do CBMPA, na Avenida Júlio Cézar.

A programação iniciou às 9h com uma palestra focada no profissional Bombeiro Militar: “Desafios da atuação em situação de emergência: Cuidados na prevenção e promoção da saúde mental de Bombeiros Militares”, realizada pela Major e Psicóloga do CBMPA Daniele Moreira Gomes. A palestra teve como objetivo a compreensão das vivências de Bombeiros Militares durante o socorro de emergências.

A 2º fase da programação se estabeleceu na palestra com foco no Tentante (pessoa que sofre com problemas físico e mental) com o tema “Sofrimento mental e prevenção aos suicídios: vulnerabilidades, implicações e desafios”, realizada pelo Major e Psicólogo do CBMPA Mário Brito.

A 3º palestra ocorreu às 10h30, com foco no Procedimento Operacional: “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios”, realizada pelo Major Cezar Alberto, Especialista em Salvamento Terrestre.

Participaram do evento militares que montam serviço como: Superior de Dia, Coordenador de Operações, Oficial Tático, Comandante de Socorro e Chefe de Guarnições das Unidades que possuem viaturas de salvamento em Belém, Ananindeua e Marituba. As Forças Armadas estiveram presentes, bem como integrantes da SAMU, Hospital de Clínicas, e estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“A palestra foi enriquecedora e esclareceu muita coisa a respeito da depressão e tentativa de suicídio.” disse Armando Brasil Teixeira, Promotor de Justiça Militar. Poliana, aluna de Psicologia da UFPA, disse que a palestra é muito importante para os alunos que participaram, já que os mesmos irão fazer uma pesquisa junto aos Bombeiros sobre a saúde mental dos militares, questão mencionada na palestra da Major Daniele. “É muito importante esse treinamento que o CBMPA possui, além da abordagem humanizada.” “Os Bombeiros se mostraram muito conscientes nos casos de suicídio, e estão bastante dispostos a trabalhar no psicológico dos militares, voltando isso para as ocorrências.” disse Renata, também estudante de Psicologia da UFPA.

“Trabalhar em Segurança Pública e Defesa Social por si só já é um risco à saúde do indivíduo, visto que essas profissões são consideradas perigosas” (Baraldi Souza, 2009). O Brasil é o 8º país em número absoluto de suicídios. Aproximadamente 10.000 pessoas cometem suicídio todos os anos. Isso tem se tornado uma epidemia silenciosa, virando um grave problema de saúde pública. A missão do Bombeiro, nesses tipos de situações, é a de preservar a vida.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content