Corpo de Bombeiros realiza programação voltada a campanha “Janeiro Branco”
Publicado: 30 de janeiro de 2020 - Hora: 18:34

5. Corpo de Bombeiros realiza programação voltada...
Corpo de Bombeiros realiza programação voltada a campanha “Janeiro Branco”

Na manhã desta quinta-feira (30), às 9h00, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 1° Grupamento de Busca e Salvamento – 1° GBS, deu início a programação alusiva ao “Janeiro Branco”, campanha que promove a Saúde Mental na vida das pessoas. O evento realizado no 1° GBS é o primeiro de uma sequência de ações do quartel para seu quadro efetivo, visando o bem estar dos militares e a importância de cuidar da saúde psicológica dos mesmos.

Com o tema “Assédio moral no ambiente Militar; Depressão e ansiedade como consequência” o Major Mário Brito, psicólogo da Diretoria de Saúde do CBMPA,  palestrou sobre os tipos de assédios que existem na sociedade e como proceder ao se deparar com uma situação do tipo. “Estamos finalizando o mês de janeiro, onde a campanha foca na saúde mental, e essa programação é mais que oportuna para pensar no trabalhador. Ao pensar que nas relações humanas no trabalho há o assédio moral, é importante que se atente com urgência e discuta as nossas relações institucionais militares. O assédio moral traz inúmeros problemas pra vida desse trabalhador, na área ocupacional, funcional, familiar, variando até para a saúde física.”

O Tenente-Coronel Silva Júnior, Comandante do 1° GBS, enfatiza a importância de se atentar a saúde da mente no campo militar. “A proposta partiu da campanha nacional do Janeiro Branco, despertando em todos nós a ideia de fazermos uma programação voltada para o auxílio do desenvolvimento das atividades do Grupamento. Trouxemos os psicólogos da Diretoria de Saúde para fortalecer o tema através de palestras, que orientou os militares para a importância de se fazer uma autorreflexão, pois isso é muito necessário devido as várias formas de se conviver com o problema da saúde mental. Essa programação serve para cuidar do ser humano, peça fundamental da nossa Instituição que presta serviço a comunidade. Precisamos cuidar do nosso efetivo. Acredito que hoje foi um dia em que o tema abordado atingiu todos os objetivos. Para a tropa estar bem equilibrada, ela precisa, além da saúde física, ter uma boa saúde mental para manter os militares operacionais em condição ótima de prestar um serviço de excelência a sociedade.” disse.

O Coronel Roger Texeira, Diretor de Saúde do CBMPA, relata sobre os valores de se discutir acerca dos problemas de saúde mental. “Essa campanha foi abraçada pela Corporação com o objetivo de trazer conhecimento e informação para prevenir a saúde do nosso efetivo, pois passamos por serviços que exigem muito do nosso psicológico, que geralmente geram estresse e depressão, ocasionando problemas na mente. Isso nos mostra que o Janeiro Branco deve ser discutido para evitar tais problemas. A Diretora de Saúde hoje conta com psicólogos que ajudam os militares na saúde da mente, para conversar e entender cada situação. A nossa instituição está aqui para cuidar de todo o nosso efetivo.”

Além disso, o Major Mário Brito orienta militares e civis a procurar um profissional ao perceber sintomas de ansiedade e depressão: “O militar tem a característica de ser duro, rígido, de não mostrar ou falar de seus sentimentos, o que é um problema, pois acaba criando uma barreira sobre quando procurar ajuda psicológica. No ambiente de trabalho, tanto para militares e civis, é muito importante que fiquemos atentos para os sinais de isolamento, desinteresse por uma atividade que antes era considerada prazerosa e de repente passa a não ter mais sentido, irritabilidade, insônia, ganho ou perda de peso, todos esses sintomas podem significar que o indivíduo precisa de um acompanhamento profissional. Lembre-se que não há exclusivamente um momento que a pessoa deve procurar ajuda, parto do pressuposto de que todos nós  deveríamos fazer uma psicoterapia, tanto para quem já tem o problema instaurado quanto para aqueles que não têm, até para podermos viver melhor, de forma mais saudável, mais feliz.”

A programação segue até o sábado:

*Sexta (3/01): Palestra com o Capitão Rodrigo Das 9h00 ao 12h00 Tema: Motivação profissional e pessoal no ambiente militar

*Sábado (01/02):  Evento “Meu quartel, meu lar” 9h00 ao 12h00 Manhã alegre com circuitos de aventura para os filhos dos Militares, dinâmicas, brincadeiras e reunião da tropa.

Para saber mais da programação, acesse o link: https://www.bombeiros.pa.gov.br/noticias/corpo-de-bombeiros-promove-evento-alusivo-ao-janeiro-branco/