CORPO DE BOMBEIROS REALIZA PALESTRAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTAMIRA
Publicado: 14 de junho de 2019 - Hora: 14:33

5. CORPO DE BOMBEIROS REALIZA PALESTRAS DE...

Nos meses de abril e maio, o 9º Grupamento Bombeiro Militar/Altamira realizou palestras de primeiros socorros em escolas públicas de Altamira em cumprimento das metas estabelecidas no 1º diagnóstico operacional, realizado por meio de levantamento de informações estatísticas, análise de riscos e adoção de ações preventivas dentro de cada área, previsto na Diretriz Operacional 003/2018.
O ciclo de capacitação e palestras do mês de abril e maio foi realizado em 08 escolas públicas do centro de Altamira e bairros periféricos com maior incidência de acidentes de trânsito.
Foi observado que os principais atendimentos de acidentes de trânsito referem-se a quedas de motos (colisões das mesmas e moto com outros automóveis). Esses dados corroboram com a realidade da cidade, pois a população utiliza das motocicletas como o principal meio de transporte devido a ineficiência do transporte público.
Através dos dados estatísticos, foi possível evidenciar que as principais ocorrências atendidas no Município de Altamira são referentes a acidentes no horário de pico, envolvendo principalmente motocicletas conduzidas por jovens de 20 a 29 anos.
Desse modo, buscou-se parceria com o Departamento de Trânsito Municipal, que fez a exposição de dados referente a veículos existentes e acidentes que ocorrem na cidade, sendo possível sensibilizar um público estimado de 500 alunos.
Consoante a isso, a seleção da equipe de trabalho a ser empregada foi realizada levando em consideração a expertise, desenvoltura, oratória e conhecimento técnico entre os militares do 9º GBM, para melhor didática com o público alvo.
No mês de junho, o ciclo de palestras educativas continua nas escolas, visando o esclarecimento e preparação da população mediante o desenvolvimento de uma eficiente percepção aos riscos que estão expostos, focando nas principais causas de acidentes, além de questões atinentes a acidentes domésticos, segurança contra incêndio e prevenção a afogamentos.