Corpo de Bombeiros realiza instrução do Sistema de Comando de Incidentes
Publicado: 15 de fevereiro de 2020 - Hora: 11:56

5. Corpo de Bombeiros realiza instrução do...
Corpo de Bombeiros realiza instrução do Sistema de Comando de Incidentes

Na manhã desta quarta-feira (12), às 10h00, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou no auditório do Quartel do Comando Geral uma instrução relativa ao Sistema de Comando de Incidentes. A palestra, ministrada pelo Capitão QOBM Marcelo Pinheiro da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, teve como objetivo orientar militares que tiram serviço no trem de socorro do CBMPA e CEDEC.
O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta de gestão que ajuda o Corpo de Bombeiros a gerenciar as situações de crise, principalmente quando essas situações envolvem várias Instituições. O Capitão Marcelo repassou os princípios básicos do sistema como: Comunicação integrada e comum; Alcance de controle; Comando único e unificado; Cadeia de comando; Áreas padronizadas; Gestão modular; Entre outros.
A iniciativa é para cumprir um cronograma de instruções da Ajudância Geral do CBMPA, sob responsabilidade do Capitão QOBM Melo.