CORPO DE BOMBEIROS REALIZA CURSO DE CARTOGRAFIA E NAVEGAÇÃO PARA APERFEIÇOAMENTO DE MILITARES
Publicado: 4 de setembro de 2020 - Hora: 17:39

5. CORPO DE BOMBEIROS REALIZA CURSO DE...

No dia 31 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizou a abertura da 3ª edição do Curso de Cartografia e Navegação Terrestre 2020 (CCNT/2020). O evento contou com a participação da Tenente Coronel Alessandra Vasconcelos representando a Diretoria de Ensino e Instrução da corporação (DEI), a Tenente Coronel Samara Romariz, comandante do 1º Grupamento de Busca e Salvamento (1ºGBS) e Coordenadora do curso, além da presença do Major BM Campos Supervisor  do curso e subcomandante do 1ºGBS.

O curso, que será realizado em duas semanas, tem o objetivo de instruir os militares para que possam aprender a utilizar corretamente os recursos cartográficos e os instrumentos de navegação, para o planejamento e tomada de decisões  em operações de busca e salvamento, ou outras em que seja necessário o emprego de representações espaciais e posicionamento global.

A formação conta com a participação de 21 alunos, entre militares do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA e  Grupamento Aéreo Segurança Pública do estado. E serão submetidos a instruções técnicas e práticas de um vasto conhecimento cartográfico e de navegação terrestre, através de uma equipe de instrutores altamente qualificada, como é o caso da participação do docente, Doutor em Geografia e Sargento BM Leonardo Sousa, além da participação de outros militares da área como o Tenente Coronel PM Carlos Carvalho, o Capitão PM Cavalcante, o 3° Sargento Felipe Fôro do Exército Brasileiro e o Suboficial Alencar da Marinha do Brasil, e os  monitores do CBMPA,  Subtenente Portela, Sargento Mesquita e Cabo Monteiro.

Ao longo de suas três edições, o curso se mostrou de grande relevância operacional para a corporação, desde a sua primeira edição em 2006, possibilitando que militares de diversas organizações de Segurança Pública possam aprender a utilizar corretamente os recursos cartográficos e os instrumentos de navegação, para o planejamento e tomada de decisões  em operações de busca e salvamento.

Realizações desse tipo são fundamentais no preparo e aperfeiçoamento dos militares para oferecer o melhor serviço possível à população, com profissionais preparados e conteúdos da mais absoluta relevância e qualidade.