Corpo de Bombeiros realiza ação de doação de sangue
Publicado: 6 de abril de 2018 - Hora: 16:02

5. Corpo de Bombeiros realiza ação de...
Corpo de Bombeiros realiza ação de doação de sangue

Veja mais fotos aqui

Cinquenta e uma pessoas entre bombeiros e pessoas de diversos bairros de Belém prestigiaram a ação de doação de sangue na manhã de hoje, 06, o evento faz parte da semana de aniversário do 27° Grupamento de Bombeiros Militar. E, foi disponibilizado ônibus para levar a comunidade que saiu do quartel do Comando Geral.

“Essa parceria não é somente do evento de hoje, esse convênio vem de muitos anos. Quando você faz o ato de doar sangue ele expressa o sentimento de humanidade voluntária. Você não salva só uma vida, a cada doação feita você pode salvar quatro vidas, por isso é tão importante doar”, ressaltou o comandante geral do CBM, coronel Zanelli Nascimento.

A Juciara Farias, gerente de captação de doadores explica sobre a redução do estoque de sangue. “A fundação Hemopa passa por um período de redução no estoque de sangue ocasionado pela ausência de doadores e o período chuvoso também interfere, causando gripes e resfriados, assim, diminuindo doações. Estamos com uma ação em parceria com Corpo de Bombeiros que nos ajuda a criar a responsabilidade social da doação de sangue, e recebemos de braços abertos os militares e voluntários que foram sensibilizados e articulados pelos bombeiros, esse gesto é muito importante para que possamos fortalecer nosso estoque”, ressaltou.

A doação de sangue faz parte da programação alusiva ao 16° aniversário do 27° GBM, o tenente coronel Charlyston Wytting falou sobre a programação que irá beneficiar a comunidade “O aniversário é do 27° GBM mas quem ganha o presente é a população, hoje se iniciou a programação com doação de sangue, um ato importantíssimo em convênio com o Hemopa em prol de ajudar e salvar vidas, temos militares e pessoas da comunidade doando sangue”.

A moradora do Guamá, a Katiuscia Neves doou sangue pela primeira vez e soube da ação através das redes sociais do Corpo de Bombeiros. “Doei pela primeira vez e irei voltar mais vezes”. A Elisangela Gomes que representa a comunidade do mangueirão, doou sangue. “Saber que o nosso sangue vai servir para várias pessoas é confortável, todos dias vemos pessoas que sofrem acidentes e precisam de sangue. O Corpo de Bombeiros realizou a mobilização em nosso bairro e vim com os militares no ônibus da corporação”, afirmou.

Quais os critérios básicos para doação?

Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, ter tido boa noite de sono, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. O Hemopa funciona de segunda a sexta de 8h às 18h.

Na quarta-feira, 11 e quinta-feira, 12, o Hemopa estará no Hospital Ophir Loyola com uma unidade móvel para incentivar a doação de sangue e recebendo não somente os familiares dos pacientes do hospital mas pessoas que moram ao redor do hospital.