CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE AÇÃO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL NO COMANDO GERAL
Publicado: 30 de novembro de 2020 - Hora: 12:32

5. CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE AÇÃO DE...
CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE AÇÃO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL NO COMANDO GERAL

Dados do Ministério da Saúde indicam que pelo menos 31% dos homens brasileiros não costumam realizar exames de rotina, onde geralmente é possível identificar alguns problemas de saúde em estágio inicial. E é para contornar essa realidade e promover os cuidados com a saúde e o bem estar que o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através da Diretoria de Saúde, realizou uma programação alusiva ao Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, no Quartel do Comando Geral, em um momento de interação entre os efetivos das UBM’s da Região Metropolitana.

A programação, apoiada pela cooperativa Sicoob Credijustra, foi marcada por uma partida de futebol com troféus, ao estilo do clássico paraense Remo X Paysandu (RExPA), e contou com a participação do Comandante-Geral da Corporação, o Coronel BM Hayman Souza. Segundo o Comandante “o nosso propósito é incentivar todos os homens da Corporação, em especial aqueles com mais de 40 anos, para que quebrem essa barreira. E que isso faça com que cada um de nós possa acordar para os cuidados com a nossa saúde”.

Apesar de o câncer de próstata ser o foco da campanha, sendo o segundo tipo mais comum de doenças em homens, a questão é muito mais ampla; o desafio é estimular que os homens procurem o atendimento médico e tenham maior qualidade de vida, desenvolvendo novos hábitos de saúde. E esse é um desafio que o Corpo de Bombeiros abraçou para encorajar entre o efetivo.

De acordo com o Coronel BM Roger Teixeira, Diretor de Saúde do CBMPA “é papel da instituição acompanhar a tropa enquanto servirem à Corporação. Nós estamos preocupados com a saúde do efetivo, especialmente em um ano atípico, que agrava as condições de saúde de todos. E nós esperamos poder sempre realizar ações desse tipo”, afirmou o Coronel.