CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE AUDITORIA DE URNAS ELETRÔNICAS NO PARÁ
Publicado: 6 de novembro de 2020 - Hora: 16:27

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE AUDITORIA...
CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE AUDITORIA DE URNAS ELETRÔNICAS NO PARÁ

 

Para garantir a legalidade e eficiência do Processo Eleitoral deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou na manhã desta sexta-feira (06), juntamente com outros órgãos, da Auditoria das Urnas Eletrônicas para as Eleições Municipais de 2020, promovida pela Justiça Eleitoral no Pará.

O processo, que já existe há cerca de 20 anos, consiste no preenchimento de cédulas, nesse caso pelos militares, utilizadas na votação paralela que ocorrerá no próximo dia 15 de novembro, para a comprovação da integridade das urnas eletrônicas e combater as fake news que circulam pelas redes, promovendo a desinformação e dúvidas infundadas sobre as instituições democráticas. As informações das cédulas são repetidas na urna de teste e averiguada a compatibilidade do resultado. Para isso, além  da corporação e de instituições da sociedade civil, também apoiam a auditoria o Ministério Público do Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e o Exército Brasileiro. 

Ao todo devem ser preenchidas 9 mil cédulas para a simulação. De acordo com Carolina Pinto, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), “as pessoas não estão votando oficialmente, é somente para comprovação da confiabilidade da urna. Isso é para fortalecer a transparência e a credibilidade entre as ações que são efetuadas pela Justiça Eleitoral”, destacou ela.

Os quartéis do 2º GBM/Castanhal e 21º GBM/Cidade Velha, em Belém, receberam a ação até o momento. E nos próximos dias, mais unidades da corporação devem participar do processo.  

 

ASCOM CBMPA

Skip to content