Corpo de Bombeiros participa de ação ambiental que reintroduziu 102 animais silvestres à natureza
Publicado: 9 de janeiro de 2020 - Hora: 10:06

5. Corpo de Bombeiros participa de ação...

Na manhã desta quarta-feira (08), o 4º Grupamento Bombeiro Militar/Santarém participou de uma ação no qual 101 quelônios de água doce e 1 jacaré-coroa foram soltos na comunidade Igarapé do Costa, localizada no PAE Urucurituba, às margens do Rio Amazonas.

Os espécimes apreendidos passaram por cuidados especializados antes de serem soltos. “A importância do Zoológico nesse processo é fundamental porque, após a apreensão, os animais são encaminhados para avaliação clínica e biometria (aferição de peso e tamanho). Agora, estão sendo devolvidos à natureza.” disse o médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura.

A Operação foi uma parceria entre o ZOOUNAMA, Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma e Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semas.

Proteção Ambiental

Segundo a Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98, a multa é de R$ 5 mil por animal, para quem mata, persegue, ou comercializa esta espécie. A principal lei de proteção aos animais no Brasil ainda continua sendo a Constituição Federal, porém, cada estado adota ajustes separados, de acordo com sua realidade.