Corpo de Bombeiros na Operação Réveillon
Publicado: 30 de dezembro de 2017 - Hora: 13:33

5. Corpo de Bombeiros na Operação Réveillon
Corpo de Bombeiros na Operação Réveillon

Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuarão nas ações de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar. Os Bombeiros irão reforçar o trabalho preventivo nas praias e proteção nos balneários com a presença de guarda-vidas em Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, assim como no município de Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Algodoal, Marudá e Crispim. Nas estradas os bombeiros estarão nos municípios de Santa Maria e Santa Luzia.

A Operação Réveillon trabalhará com o efetivo de 183 militares empenhados para garantir a prevenção e segurança da população paraense. Os bombeiros atuarão também com serviços de prevenção contra incêndio, controle de pânico e atendimentos de socorro de urgência e emergência, trabalho realizado diariamente pelos militares e que irão reforçar por ocasião das festas de Ano Novo.

Durante a operação o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do CBMPA realizará vistorias técnicas nas áreas comerciais dos municípios em conjunto com as Seções de Atividades Técnicas (SAT), que organizará as estatísticas das vistorias realizadas.

Até o mês de dezembro, o Corpo de Bombeiros do Pará já atendeu mais de 45.379 ocorrências no estado, sendo 5.203 incêndios, 875 salvamentos, 27.459 ações de prevenção e Atendimento Pré-Hospitalar 11.842 somente no ano de 2017. De 111 municípios do Estado, Belém, Ananindeua, Marabá, Salinópolis e Santarém foram os que mais registraram ocorrências de prevenção neste ano, até o corrente mês.

O CBMPA enfatiza que é necessário seguir as dicas de segurança para garantir tranquilidade e aproveitar as festividades de forma segura.

Algumas dicas para garantir a sua segurança em praias e balneários:

– Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. É importante você tomar banho em locais rasos e sem correnteza.

– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. Evite tentar pegar objetos como bolas ou pipas que estejam sendo levados pela correnteza e fora do seu alcance.

– Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

– Evite se aproximar de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.

– Se você é pai não faça uso de bebidas alcoólicas, crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista. Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

Veja alguns cuidados básicos sobre uso de fogos de artifícios recomendados pelo Corpo de Bombeiros:

– No que diz respeito ao manuseio, recomenda-se que o comprador leia as instruções presentes na embalagem do produto, pois cada tipo de fogo de artifício requer um manuseio diferenciado, que deve ser informado pelo próprio fabricante;

– De forma alguma use/solte o rojão com as mãos. Utilize o suporte de apoio que deve vir acompanhado do foguete na mesma embalagem. Certifique-se de que o rojão está bem fixo na base para que não haja risco dele cair e provocar um grave acidente;

– Não solte fogos de nenhuma espécie em ambientes fechados, embaixo de árvores, fiações elétricas ou perto de animais;

– De maneira alguma permita que crianças soltem quaisquer tipos de fogos, seja sob a supervisão ou não de um adulto.

Por Ascom CBMPA