Corpo de Bombeiros treina militares do Exército de Altamira para combater incêndios
Publicado: 26 de agosto de 2019 - Hora: 12:25

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Corpo de Bombeiros treina militares do...
Corpo de Bombeiros treina militares do Exército de Altamira para combater incêndios

 

Neste domingo (25), o 9º Grupamento Bombeiros Militar/Altamira realizou a capacitação em prevenção e combate a incêndio florestal ao militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), a fim de estarem aptos a cumprir as determinações emanadas no Decreto Presidencial Nº 9.985, de 23 de agosto de 2019, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem, e para ações subsidiárias.

De acordo com o Decreto, as forças armadas atuarão nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal, no período de 24 de agosto a 24 de setembro de 2019, em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio. 

O treinamento preparou uma turma com cerca de 40 militares. A iniciativa tem o objetivo de proteger a fauna e a flora da região, bem como salvaguardar a vida dos moradores da zona rural de Altamira, no Pará.  A capacitação vai possibilitar que as equipes estejam aptas para realizar ações de combate a incêndios, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. 

Neste período de estiagem, o clima quente, seco e os fortes vento, estão ligados diretamente a constantes focos de incêndios provocados em vegetação.

Foi realizada também uma reunião entre o Corpo de Bombeiros de Altamira, Policia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura e o Exército Brasileiro, onde os órgãos e instituições puderam dialogar sobre as ações a serem tomadas em conjunto.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content