Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizam campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemopa
Publicado: 12 de setembro de 2020 - Hora: 20:18

5. Corpo de Bombeiros Militar do Pará...

Na manhã desta quinta-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizaram a campanha alusiva à Semana da Pátria voltada para a doação de sangue, no Quartel do Comando Geral, Avenida Júlio César, em Belém. O evento faz parte de uma ação integrada com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). Com o tema “Na semana da pátria, entre para a tropa da solidariedade”, o evento visou sensibilizar doadores e aumentar a captação de sangue para o banco da fundação que está com o estoque baixo. Devido a pandemia do novo Coronavírus, o estoque da Fundação diminuiu pela falta de doadores voluntários. O CBMPA, sabendo das dificuldades e do seu papel na sociedade paraense, realizou a campanha através da mobilização de seus militares e colaboradores.

O espaço foi aberto a qualquer cidadão interessado no ato de solidariedade, para abrilhantar e descontrair o ambiente houve a apresentação da Banda de Música do CBMPA, que tocou sucessos do passado e da atualidade e para dar mais entusiasmo ao evento houve a apresentação do “DJ” Tenente Coronel Wytting, animando com sucessos da música eletrônica. Com início marcado para às 8h, o Sargento BM J.Gama, do 2º Grupamento Bombeiro Militar/Castanhal foi o primeiro a doar, faz isso há 18 anos, relata a experiência de mais uma vez participar da campanha no quartel. ”É uma honra doar pra ajudar quem realmente está precisando, sempre que eu posso eu faço a doação.”

De acordo com a assistente social Deise Botelho, coordenadora da campanha de doação de sangue do Hemopa no CBMPA, a Fundação tem a missão árdua de diariamente trabalhar para ter o maior número possível de pessoas doando, para que possam atender as pessoas que estão necessitando de sangue nos hospitais. “A doação é muito importante para o abastecimento do estoque de sangue que atende os mais de 200 hospitais no estado do Pará. É necessário que haja essa mobilização, pois a cada bolsa de sangue que recebemos conseguimos salvar até quatro vidas.” Deise também parabeniza o CBMPA pelo empenho na campanha. “Eu agradeço demais a Corporação por manter essa parceria durante tanto tempo com a gente” relatou.

O Comandante Geral, Coronel Hayman Souza, enfatiza sobre a importância dessa campanha para a Corporação. “Essa parceria é fundamental. Eu na função de comandante, vim fazer meu papel de cidadão, prestar minha solidariedade e doar voluntariamente. Nesse tempo de pandemia, onde o estoque está baixo, estamos hoje na condição de Corporação proporcionando o aumento na quantidade de bolsas de sangue.” Além dos militares do efetivo das Unidades da Região Metropolitana de Belém-RMB e da Fundação Hemopa, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) também esteve na Campanha,como patrocinador do evento, assim como alguns de seus colaboradores que fizeram a doação de sangue.Parceria essa enfatizada pela Gerente Social da Cooperativa, Juliana Marinho. “É essencial essa parceria pois além de doar sangue, as pessoas podem vir com a gente para fazer uma consulta acerca de saúde financeira.”

O saldo da campanha foi bem positivo: foram realizados 99 atendimentos e coletadas 62 bolsas de sangue.Para doar sangue é bem simples: Basta procurar a Fundação Hemopa através de qualquer um dos locais de atendimento. A Sede fica na Padre Eutíquio, mas a Fundação também atende no Shopping Pátio Belém (Estação Cidadania) e Shopping Castanheira. Pré-requisitos: Estar bem de saúde, ter acima de 50 kg, estar bem alimentado na hora da doação e estar com um documento de identidade original com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) e ter idade entre 16 anos a 69 anos. Homens podem doar de 2 em 2 meses e mulheres de 3 em 3 meses.

Observação: Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Horários:
Sede – Segunda a sábado das 7h30 às 17h00