Corpo de Bombeiros Militar do Pará agora conta com mais 101 novos soldado formados – Polo Belém
Publicado: 1 de setembro de 2017 - Hora: 14:29

5. Corpo de Bombeiros Militar do Pará...

Com um momento único e histórico para os novos soldados, a manhã de sexta-feira, 01, foi marcada com a Solenidade Alusiva ao Curso de Formação de Praças, também contou com o desfile de tropas e a presença de autoridades civis e militares.

Representando o Governador do Pará, Simão Jatene, o Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, José Megale Filho ministrou seu discurso aos novos soldados bombeiro militar.

“A partir de hoje meus caros, vocês passam a ser referência em nosso Estado, vocês passam a ter o papel importante dentro da sociedade e exemplo para muitos. O que vocês fizerem de bem estão fazendo bem para sociedade, que é grata ao trabalho que o bombeiro exerce” afirmou.

“É um momento de gratidão de todos, só quem é bombeiro sabe o que passamos nesses sete meses, pois cada um tem suas dificuldades particulares e individuais, seus medos, seus receios que conseguiram superar, então em nome de todos, só temos a agradecer por este momento único”, afirmou o soldado Marlon Ribeiro.

O Curso de Formação de Praças BM 2017 é o curso único de formação na carreia de praça BM. Ele permite que o militar exerça as diversas atividades de missão fim e meio da corporação e o conduz em sua carreira até a graduação de 3° Sargento, momento em que a formação será complementada pelo Curso de Adaptação à Graduação de 3° Sargento e posteriormente pelo Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Por ser a única formação propriamente dita em toda a carreira, o CFP BM contempla todos os conhecimentos, competências e habilidades que os militares necessitarão para atuar em cada graduação alcançada.

O soldado Leonardo Sovana primeiro colocado do concurso recebeu a medalha “Francisco Feliciano” em dedicação aos estudos: “quando se fala em formação, a palavra que vem em minha mente é a palavra superação, pois, desde que passei no concurso eu sabia que a caminhada não seria fácil, então, a partir do momento que eu coloquei meu pé na corporação como aluno, procurei me dedicar ao máximo, e ser agraciado com esta medalha, fruto de muito esforço e sem dúvida uma vitória, não só minha, mas de todo os militares que aqui estão, é uma vitória conjunta”, disse o formando.

Aprovados no último concurso público, os novos bombeiros militares receberam durante o Curso de Formação de Praças (CFP) treinamento específico para exercer a profissão. Ao longo das aulas, a nova turma de soldados passou por testes que mediram a capacidade intelectual, física e psicológica que os habilitaram a integrar o efetivo da Corporação.

Os 101 alunos cursaram o Curso de Formação de Praças durante sete meses no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Major Henrique Rubin os mesmos receberam divisa de soldado pelas madrinhas e padrinhos na solenidade.

O Raimundo Cavalcante, pai do soldado Cavalcante, muito emocionado falou sobre a formatura do filho: “é um sentimento de felicidade misturado com glória e conquista, um pai sempre quer o melhor para filho, e esse é o retorno que meu filho está dando para nós, e desejo a ele uma carreira brilhante e que seja feliz na profissão que escolheu, pois é o início de uma caminhada e a luta está apenas começando”, disse o pai do soldado.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará deu boas-vindas aos novos soldados. “Essa é a nova família de vocês, sua farda é sua nova pele e honrem isso, pois vocês são escolhidos e abençoados dentre muitos. Agora vocês têm um compromisso de sacrificar a própria vida em prol de salvar vidas e proteger bens da sociedade. As famílias, obrigado por confiá-los a nós, somos uma só, agora somos 3.182 bombeiros, e estamos aqui para somar e ajudar uns aos outros”, finalizou.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos Cesar