CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ ADERE À II MARCHA DE BELÉM CONTRA O TRABALHO INFANTIL PROMOVIDA PELO TRT8
Publicado: 14 de fevereiro de 2020 - Hora: 18:43

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ...
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ ADERE À II MARCHA DE BELÉM CONTRA O TRABALHO INFANTIL PROMOVIDA PELO TRT8

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da Coordenadora Adjunta do Programa Escola da Vida (PEV), Capitã Patrícia Fonseca, esteve na última quarta-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) para acordar os detalhes da parceria entre as duas instituições para a II Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil

Durante a reunião, a Desembargadora Zuíla Dutra e a Juíza Vanilza Malcher, que estão a frente da organização do evento, realizaram uma apresentação da II Marcha, os principais objetivos e detalhes técnicos da iniciativa à Capitã Patrícia, assim como as diversas atuações do TRT8 no combate ao trabalho infantil e diminuição das vulnerabilidades a que muitas crianças na nossa região estão expostas. 

A Capitã reforçou o compromisso do CBMPA na proteção da infância e da adolescência, no fomento à cidadania e à educação, que através do Programa Social Escola da Vida atende atualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes, a maioria provenientes de famílias de baixa renda, distribuídos entre os 26 polos do Programa nas unidades bombeiro militares do estado. 

Os alunos do PEV participam de diversas atividades dentro dos quartéis, aprendem técnicas de primeiros socorros, orientações de prevenção a incêndios e emergências, praticam esportes, e  também auxiliam os militares em atividades de orientação de prevenção às comunidades, sendo assim fomentadores da cultura de prevenção na sociedade.

Segundo a Doutora Zuíla Dutra, a parceria com o CBMPA é de fundamental importância para a Marcha pelo histórico da Corporação na valorização da vida e engajamento em pautas como essa. “Uma instituição que chega para somar com a gente, já com essa experiência de trabalho na proteção da infância e da adolescência, é recebida com muita alegria, porque eu tenho certeza que vai produzir muitos frutos”, disse a Desembargadora. 

A II Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil ocorrerá na manhã do dia 01 de março de 2020, com concentração na escadinha da Estação das Docas, e contará com algumas apresentações culturais como o Boi de Máscaras, Arraial do Pavulagem e a Escola de Samba “Crias do Curro Velho”, além da participação diversas instituições públicas e privadas que apoiam a causa. 

O Trabalho Infantil no Brasil: 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 60, “é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz”. Ainda assim, principalmente nas regiões de difícil acesso do país, o trabalho infantil é um fato corriqueiro das comunidades. 

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, no Brasil aproximadamente 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham. Isso de deve na imensa maioria dos casos aos altos índices de desigualdade existente no país, aspectos como falta de saneamento, dificuldades de acesso à educação, saúde e cultura, enredam a complexa teia  de fatores que este tema evoca.

Sobre a Marcha:

A Marcha é uma iniciativa da Justiça do Trabalho da Oitava Região que visa mostrar à sociedade a importância de combater essa realidade que é tão prejudicial em diversos âmbitos ao país e à sociedade em geral. E sua primeira edição ocorreu em 2015, nesse ano a realização mobilizou em torno de 30 mil pessoas que foram às ruas da capital reforçar a luta por um Brasil sem Trabalho Infantil. 

Em 2020, além de integrar o calendário de ações nacionais da Justiça do Trabalho, o evento conta também com diversos apoiadores que estão dando ainda mais força e visibilidade à mesma, entre eles, o Governo do Pará, Unicef, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, Justiça do Estado e agora, o CMPA que também adere a essa causa.

A II Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil-2020:

01 DE MARÇO DE 2020

Concentração: Praça Pedro Teixeira, Escadinha da Estação das Docas.

Saída: a partir das 08h. 

ASCOM/CBMPA

Skip to content