CORPO DE BOMBEIROS INAUGURA AÇÕES DO TERRITÓRIOS PELA PAZ NO GUAMÁ
Publicado: 24 de setembro de 2019 - Hora: 12:06

5. CORPO DE BOMBEIROS INAUGURA AÇÕES DO...
CORPO DE BOMBEIROS INAUGURA AÇÕES DO TERRITÓRIOS PELA PAZ NO GUAMÁ

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, deu início na manhã desta segunda-feira (23), os trabalhos do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), no bairro do Guamá. A ação, realizada na Praça Frei Daniel, contou com o apoio das principais forças de Segurança Pública do Estado e tem o intuito de continuar a fomentar não apenas a cultura de paz, mas também propiciar ações de segurança caseira voltadas à prevenção contra incêndios e emergências em regiões carentes da Capital e região metropolitana.

O evento iniciou com uma solenidade que introduziu falas das principais autoridades presentes e a execução do Hino Nacional, acompanhadas da reverências de Bombeiros e Policiais Militares. Esta inauguração marca também o começo do Choque Operacional no bairro, como explicou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública do estado do Pará, “nós começamos hoje como nos outros cinco bairros, com a ação da Polícia Civil e Polícia Militar, realizando o cumprimento de mandados de prisão, repressão ao crime, o Corpo de Bombeiros levando instruções à população, para que ela tenha certeza de que mais uma vez o estado de faz presente aqui”, explicou o Secretário.

Destaca-se ainda a relevância do TerPaz ao viabilizar as ações educativas dos Bombeiros, que como um trabalho em rede através das pequenas ações de conscientização e de colaboração da comunidade no cuidado com emergências, podem em muito acentuar os bons resultados que o Programa pretende alcançar quanto às vulnerabilidades a que essas pessoas estão expostas.

O Guamá é o bairro mais populoso da Capital, com cerca de 100 mil habitantes, e um dos que mais carecem de políticas públicas relacionadas à cidadania, segurança e saneamento básico principalmente em razão do grande número de habitantes e crescimento desordenado da região. Contudo, é possível no dia a dia e com atenção, notar que a própria comunidade realiza algumas ações independentes para promover o bem estar da população. Assim, a presença e olhar do governo do Estado para regiões marginalizadas como o Guamá surgem como fortalecedores dessa iniciativa. É o caso do professor Raimundo de Oliveira, líder comunitário e fundador do espaço “Nossa Biblioteca”, uma biblioteca comunitária que promove a leitura e outras atividades educacionais. De acordo com ele, “é necessário ter essa ação de combate à violência para que se resolvam os problemas mais urgentes, mas também se faz necessária uma ação a longo prazo para resolver as estruturas que causam isso. As estruturas escolares são violentas, a própria construção do bairro caminha para um desprezo do papel do próprio bairro diante do morador, principalmente por nós estarmos desprezados pelo poder público. Então eu espero que este seja o momento de construir algo mais significativo, realmente fazer política e criar metas que nós possamos alcançar para uma comunidade que possa viver em paz”.

Além disso, os Bombeiros, acompanhados dos alunos dos Projeto Escola da Vida (PEV), distribuíram panfletos educativos e realizaram instruções aos moradores sobre acidentes domésticos. A presença das crianças e adolescentes do Projeto surpreendeu alguns moradores que ficaram curiosos sobre a experiência deles no quartel. Ao todo foram visitadas 97 casas, 20 estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, e mais de 420 pessoas puderam ter acesso às instruções ministradas entre cuidados com queimaduras, engasgos, botijões de gás e instalações elétricas.

Esta e outras ações do Corpo de Bombeiros no TerPaz, tem como uma de suas principais características a continuidade dos trabalhos educativos e de estímulo a uma das metas do Programa, que é aumentar o acesso das pessoas a conhecimentos básicos, para prevenir principalmente incêndios e emergências. Em breve, a próxima instalação das ações será no Jurunas e devem ocorrer em outubro.