Corpo de Bombeiros atua no último fim de semana da Operação Verão 2019
Publicado: 4 de agosto de 2019 - Hora: 19:24

5. Corpo de Bombeiros atua no último...
Corpo de Bombeiros atua no último fim de semana da Operação Verão 2019

O último fim de semana da Operação Verão 2019 foi marcado pela prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Pará nos principais balneários, e também nas vias de acesso da região.

No sábado (03), o fluxo reduzido de banhistas que se deslocavam às margens do rio Guamá, no município de São Miguel do Guamá, manteve as equipes de prevenção em alerta. Segundo o Sargento Nailson, comandante dos guarda-vidas no local, as principais orientações repassadas aos banhistas foram referentes aos cuidados com as corredeiras do rio e com as pedras, já que a força da água que passa na corredeira é grande, o que é um perigo para banhistas. Alertas em relação ao uso de boias, orientação para os proprietários de Jet-Ski quanto ao uso de coletes, área de segurança, cuidado com as crianças em relação a entrada na água sem acompanhamento de um adulto responsável, também foram orientações dadas pelos guarda-vidas.

No domingo (04), na Ilha de Cotijuba, o CBMPA dispôs de efetivos nas duas principais praias: Vai Quem Quer e Farol. Para o Capitão Leandro, comandante da Operação na praia do Vai Quem Quer, os 8 militares presentes no local orientavam os banhistas devido a periculosidade da maré, já que em baixa mar ela se torna mais perigosa do que em preamar. Na baixa mar, em um ponto em específico da praia, há divergências de solo: partes rasas se juntam a partes profundas em questão de segundos, e é nesse período que se registrou mais afogamentos. O cuidado é redobrado quando se trata de crianças pequenas, que podiam se perder dos pais se os mesmos não tiverem a devida atenção. Na segunda quinzena da Operação, não foi registrado grandes ocorrências, somente cortes cutâneos e prevenções, como por exemplo, não se afastar da área de segurança para banhistas.

Já para o Capitão Nascimento, comandante da Operação na praia do Farol, o risco maior se encontrou em brincadeiras na água, como por exemplo, o vôlei: esporte amador bastante praticado na praia, no qual o indivíduo ao pegar a bola se afastava do local de segurança e acabava se afogando. Também foi registrado afogamentos por veranistas que se aventuravam em colchões infláveis na água. Foi feito um isolamento da área para que barcos não se aproximassem dos banhistas que se divertiam na água. O SAMU e a Polícia Militar se fizeram presentes para parceria no serviço integrado. Apesar da prevenção feita em relação ao uso de linhas chilenas em pipas, foram registrados alguns incidentes causados por esse material. O último final de semana da Operação na Ilha de Cotijuba encerrou sem nenhuma ocorrência de grande vulto, refletindo a eficácia do serviço preventivo desenvolvido pelo CBMPA.