Corpo de Bombeiros assina acordo de cooperação com a Polícia Militar
Publicado: 28 de março de 2019 - Hora: 13:03

5. Corpo de Bombeiros assina acordo de...
Corpo de Bombeiros assina acordo de cooperação com a Polícia Militar

Na ultima terça feira, (26), o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Cel Hayman Apolo Gomes de Souza, participou de uma reunião do Comitê Integrado de Gestores da Segurança Pública (CIGESP), na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), em Belém.

Durante a reunião, foi firmado um acordo de cooperação entre o Corpo de Bombeiros  e Policia Militar (PM), para atendimento integrado de saúde entre os órgãos. Onde agentes da segurança pública do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e posteriormente seus dependentes, devem ser contemplados com estes benefícios. O contrato, que terá a vigência de um ano, tem por finalidade permitir o atendimento de militares do CBM pelo Corpo de Médicos da PM e dos policiais pelos profissionais do quadro de saúde da Diretoria de Saúde dos Bombeiros.

Deste modo, após a publicação em Diário Oficial, compete a Policia Militar (PM), por meio do CMS,  realizar atendimento médico e odontológico de urgência e emergência aos bombeiros militares e irá disponibilizar o atendimento na Unidade de Perícias Médicas (UPM), no Ambulatório Médico Central (AMC), no Hospital Militar do Estado (HME), no Laboratório de Análise e Diagnóstico e nas Juntas de Saúde. Disponibilizando também atendimento na Unidade de Reabilitação (UREAB), com atendimentos nas áreas de fisioterapia, equoterapia, fonoterapia e terapia ocupacional.

Por outro lado, o CBMPA disponibilizará 10 bombeiros  ao Corpo Militar de Saúde (CMS) da PM e uma viatura, tipo Resgate, com efetivo para atendimento junto ao CMS, para atendimento quando solicitado pelo Diretor do CMS para missões operacionais onde tiver Grupamento Bombeiro Militar.

Além disto, o Corpo de Bombeiros estará promovendo cursos de Atendimento pré-hospitalar e outro para Condutor de viatura de emergência, com vagas destinadas aos policiais militares. Os oficiais odontólogos concorrerão à escala de serviço na PM, para atender em casos de urgências odontológicas.

Por: Mônica Assunção