Coordenadoria de Defesa Civil Estadual realiza curso para municípios do Pará
Publicado: 13 de junho de 2018 - Hora: 11:48

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Coordenadoria de Defesa Civil Estadual realiza...
Coordenadoria de Defesa Civil Estadual realiza curso para municípios do Pará

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, em referência ao Plano de Ação de Proteção e Defesa Civil para redução de riscos e desastres em 2018, deu abertura na manhã do dia 11, ao curso de ações de prevenção e capacitação para os municípios do Pará. Cerca de 33 municípios foram convidados para participar do curso que acontece até a sexta-feira, 15.

A Subtenente Cristiane Souza, atuante na Divisão de Apoio da Comunidade explica como a capacitação do curso vai ajudar os municípios: “nós trabalhamos em cinco fases, através da prevenção​, mitigação​, preparação​, resposta e reconstrução. Na fase de preparação é o momento em que o município se prepara para enfrentar um possível desastre e são feitos através de treinamentos e simulados com ações de Defesa Civil.”  

“O município é treinado para se reestruturar ou/e se organizar para vir enfrentar um desastre através de sistemas e informar, e como funciona. São verificados os planos de prevenção, o plano de contingência e é mostrado para o municípios a importância dele como Defesa Civil em sua preparação”, completa a Subtenente Cristiane Souza.

O objetivo do curso é capacitar os servidores municipais de defesa civil, quanto ao desenvolvimento das ações de prevenção; possibilitar a execução das ações; orientar os municípios quanto ao Art. 8º da Lei 12.608/2012; fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil conforme o Art. 7º, da Competência dos Estados; fomentar, incentivar e motivar a operacionalização das Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), quanto ao monitoramento de ameaças e vulnerabilidades do cenário de riscos e desastres.

Existem municípios que já estão estruturados (já tem uma Defesa Civil instalada e atuante), e buscam conhecer melhor os sistemas, verificar a nova legislação, o sistema S2ID (site que registra a situação de emergência dos municípios). “Em outros casos, os municípios que não têm Coordenadoria vão iniciar o processo com conhecimentos básicos para iniciar o processo e saber como o município vai responder a um desastre. Aqui, capacitamos municípios com ou sem Defesa Civil e então fazemos um apanhado geral para atender a todos”, informa  a Subtenente Cristiane Souza.

A primeira palestra iniciou com o Subtenente Sebastião Souza e Cabo Eliseu Cavalcante da Defesa Civil Estadual que abordaram noções de Defesa Civil e históricos/políticas nacionais e legislação, os conceitos e gestão de riscos, o Código Brasileiro de Desastre (COBRADE), Decretação de Sistema de emergência e a verificação do Estado de calamidade pública.

Para o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Parauapebas, Jaly Santos “é um evento de aprendizagem para ações da Defesa Civil, principalmente as ações de respostas. E, nós estamos aqui com o intuito de aprimorar e assim gerenciar melhor as situações de desastres que já ocorreu em Parauapebas e que podem ocorrer”.

No segundo momento, foi ministrado pelo Capitão Marcelo, Subtenente Da Silva e Subtenente Cristiane Souza o curso que abordou sobre o gerenciamento de desastres e ações de respostas do Sistema de Comando Operacional (SCO).

 

Confira a programação dos cursos que ocorrem no Comando Geral das 08h às 12h e das 14h às 17h:

Segunda-feira, 11.06

Tarde: Histórico / Político Nacional e Legislação. COBRADE/Decretação de Sistema de Emergência e Estado de Calamidade Pública.

Terça-feira, 12.06: Gerenciamento de desastres, ações de respostas e o Sistema de Comando (Atividade prática e simulado).

Quarta-feira, 13.06

Manhã: Visita no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e Sala de Situação da CEDEC.

Tarde: Plano de Contingência (teoria e prática).

Quinta-feira, 14.06

Manhã: Implantação de COMPDEC, S2ID – Sistema Integrado de Informação sobre Desastres (site que registra a situação de emergência dos municípios), preenchimento de formulário e atividades.

Tarde: Projeto de prevenção.

Sexta-feira, 15.06: Cidade Resilientes e Recursos financeiros (cartão e prestação de conta).

 

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos

Skip to content