COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E À VIOLÊNCIA NO CBMPA REÚNE PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA INSTITUCIONAL
Publicado: 13 de maio de 2021 - Hora: 14:01

5. COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E...

Instituída em março deste ano, a Comissão de Implatação da Política Institucional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual, e da Discriminação no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, finalizou nesta quarta-feira (12) uma série de reuniões que vinham ocorrendo, em formato online, desde o último dia 06, para articular a elaboração da política e discutir suas temáticas.

Entre as principais pautas estão as definições das diversas formas de assédio, a composição da Comissão após a implantação da política, que contará com a presença de homens e mulheres, oficiais e praças que integram o CBMPA em diversos setores estratégicos; das diretrizes dessa política, a definição das formas de acolhimento de possíveis vítimas, além de ações preventivas e encaminhamento de denúncias por meio dos canais responsáveis.

Esses conteúdos foram abordados de forma complexa, em uma análise feita a partir da realidade dos militares, pensando igualmente na presença dos colaboradores civis que compõem a Corporação. A Comissão, atualmente é composta pela Presidente, Tenente-Coronel BM Alyne Louzeiro, a suplente, Tenente-Coronel BM Mônica Figueiredo; as membros, Tenente-Coronel BM Adriana Alves, Tenente-Coronel BM Gabriela Gomes, Tenente-Coronel BM Caroline Frazão, Tenente-Coronel BM Daniele Gomes, e ainda, as praças, Cabo BM Carlena Figueiredo, Cabo BM Daniela Raiol e Cabo BM Aline Lemos.

De acordo com a Presidente da Comissão, Tenente-Coronel BM Alyne Louzeiro, “após toda essa discussão nós vamos fazer uma compilação para a construção efetiva dessa nova ferramenta, e em seguida apresentá-la ao Comandante Geral, que tem nos apoiado nessa iniciativa”, afirmou a Oficial.

A construção desse instrumento inovador de combate a essas diversas formas de violência no ambiente de trabalho, que afeta principalmente grupos mais vulneráveis, como as mulheres, que estão à frente da discussão, é um fator inovador para a Corporação, inclusive no campo das instituições militares no Brasil. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros entra para o rol de órgãos que se modernizam buscando integrar essas ações à sua realidade mantendo o compromisso com a sociedade e bem estar de seu efetivo.