COMANDANTE GERAL PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TJPA
Publicado: 4 de fevereiro de 2019 - Hora: 12:54

5. COMANDANTE GERAL PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE...
COMANDANTE GERAL PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TJPA

Foi empossado em cerimônia solene realizada na noite da última sexta-feira, 01 de Fevereiro, o Desembargador Leonardo de Noronha Tavares no cargo de novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

O magistrado,  é o 59º desembargador a assumir a Presidência da Corte de Justiça, desde a sua instalação, em 1874.  Ingressou na magistratura em 1988, onde assumiu a Comarca de Breves. Em 1989, foi juiz titular da Comarca de Mãe do Rio. Foi promovido de juiz de 1ª entrância para juiz de 2ª entrância em 1990 e, em1993, promovido para a 3ª entrância, assumindo a titularidade da 3ª Vara Penal da Capital. Passou pela 10º Vara Cível da Capital, respondeu pelo Juízo Especial Cível e compôs a Turma Recursal dos Juizados Especiais entre 1999 e 2003. O magistrado foi convocado ao 2º grau para atuar na 1ª Câmara Cível Isolada e nas Câmaras Cíveis Reunidas. Entre 2002 e 2005, exerceu as funções como membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), além de servir na função de Juiz Auxiliar da Presidência. Ascendeu ao Desembargo em 14 de dezembro de 2005. Foi eleito vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) em 2010 e presidente da Corte Eleitoral Estadual no biênio 2013/2014.
Após receber o cargo de seu antecessor, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, o novo presidente deu posse às desembargadoras Célia Regina de Lima Pinheiro, na Vice-Presidência; Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, na Corregedora de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém; e Diracy Nunes Alves, na Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior. O presidente também deu posse aos desembargadores Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, Mairton Marques Carneiro, José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior e Rosi Maria Gomes de Farias como membros do Conselho da Magistratura, órgão que passam a integrar juntamente com os membros natos (presidente, vice-presidente e corregedoras). O presidente ficará à frente do Judiciário paraense no biênio 2019-2021.
“Minha vida toda foi respirando o uso da magistratura (…) eu quero prestar o melhor serviço a nossa população carente. População carente de justiça, carente de compromissos sociais como um todo”, disse o novo presidente.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de magistrados, servidores do Judiciário. Os desembargadores Ricardo Nunes e Leonardo Tavares e também pelo governador do Estado, Helder Barbalho; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Daniel Santos; pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira Filho, comandante do 4º Distrito Naval; pelo general de Divisão Anísio David Oliveira Júnior, comandante do Exército – 8ª Região Militar; pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Pará Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; pela desembargadora Pastora do Socorro Leal, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região; pelo conselheiro Odilon Inácio Teixeira, presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Pará; e pelo juiz Ricardo Felício Scaff, representando a Associação dos Magistrados do Brasil.

Texto: Mônica Alexandra Assunção