Círio dos Bombeiros 2017
Publicado: 19 de setembro de 2017 - Hora: 09:36

5. Círio dos Bombeiros 2017
Círio dos Bombeiros 2017

Fé e devoção marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na manhã de segunda-feira, 18, na Capela de Santo Expedito no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará. O evento religioso denominado Círio dos bombeiros reuniu centenas de fiéis que pediram bênçãos a padroeira da Amazônia.

“Fiz promessa a Nossa Senhora de Nazaré em prol do estudo da minha filha, e ela passou em seis vestibulares. Comecei a agradecer a benção no Círio dos bombeiros e vou pagar a graça alcançada carregando uma vela do tamanho dela na procissão do Círio de Nazaré 2017”, disse emocionada Dircilene da Conceição Ferreira.

A imagem saiu às 7h da manhã da basílica de Nazaré acompanhada de uma guarda dos bombeiros com uniforme de guarda vidas, e seguiu nas principais avenidas de Belém até o Quartel do Comando Geral do CBMPA. A imagem recebeu várias homenagens durante todo o percurso.

De acordo com o Tenente Coronel José Carlos Farias a guarda formada pelos militares do Corpo de Bombeiros se tornou tradicional a partir do momento que foi observado a necessidade de segurança durante a visita da imagem no quartel do Comando Geral. “Nós participávamos do percurso das primeiras visitas da imagem no quartel do CBMPA apenas acompanhando a berlinda no jipe juntamente com algumas viaturas da corporação, e percebemos a ausência da guarda da santa, e como o percurso é longo se tornou demorado o deslocamento da imagem, devido o grande número de fiéis que prestavam homenagens, e foi solicitado ao capelão do CBM a formação de uma guarda de militares para fazer a segurança da santa e facilitar o traslado. Começou com oito bombeiros e nesse ano de 2017 tivemos um número recorde de participantes com 50 militares”.

A imagem chegou no quartel dos bombeiros por volta das 8h20 e foi recepcionada pelo Comandante Geral Coronel Zanelli Nascimento e por uma guarda de honra formada por alunos oficiais do CBM ao som da banda de música da corporação.

“É a segunda vez que tenho oportunidade de receber a imagem de Nazaré e o que vem em minha mente é renovação da fé e agradecimento. Sinto uma grande emoção todas as vezes que participo do Círio e peço a Nossa Senhora força, também percebo nos olhares e nos gestos de tocar o manto e nas lagrimas que correm em rostos emocionados que os devotos estão renovando sua fé. Já tive a felicidade de colocar a imagem em minhas mãos, e me sentir privilegiado porque este ato muitos fiéis desejavam fazer pois só conseguem ver a imagem de longe, que a gente tenha um mês de outubro belíssimo com a festividade de Nossa Senhora de Nazaré”, destacou o Comandante Geral, Coronel Zanelli.

O Círio dos Bombeiros contou com a presença do Capelão do CBMPA, Coronel Emanuel Duarte; do Capelão Militar da 8ª RM do Exército, Capitão Welbert de Oliveira e de oficiais e praças do CBMPA.

Por ASCOM/CBMPA