CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DO CBMPA
Publicado: 11 de janeiro de 2019 - Hora: 19:28

CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DO CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizou a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante Geral da instituição, nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro de 2019 no Quartel do Comando geral.  Deixa o cargo o Coronel QOBM Zanelli Antonio Melo Nascimento e assume o Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza. Ato oficializado em uma solenidade no Palácio dos Despachos no dia 2 janeiro de 2019.

No evento, estiveram  presentes diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Governador do Estado do Pará Hélder Barbalho acompanhado de sua esposa, a Primeira Dama Daniela Barbalho, o Vice Governador Lúcio Vale, Generais das Forças Armadas, o Comandante Geral da PM Coronel Dilson Júnior e o Deputado Federal Éder Mauro entre outros.

Na oportunidade, o novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros,  Coronel Hayman Apolo,  entregou em mãos ao Governador do Estado Helder Barbalho,  uma série de Projetos de Lei que visam a modernização e organização do Corpo de Bombeiros, além de regulamentar questões relacionadas ao ingresso, ensino e carreira dos bombeiros paraenses. Sendo um dos seus  primeiros atos como comandante.

Sobre as primeiras medidas que serão adotadas na sua gestão, o coronel Hayman foi enfático “Vamos apresentar ao governador todos os projetos de lei de interesse da corporação e, especialmente, da sociedade. Será o nosso primeiro passo”, frisou.

Discurso de despedida

Em seu pronunciamento, o antigo comandante do CBMPA Coronel QOBM Zanelli Antonio Melo Nascimento, que esteve à frente do CBMPA desde 2016, optou por não fazer a leitura de uma discurso formal e  falou de improviso sobre o momento final do seu comando, destacando o legado deixado por ele na história do CBMPA e afirmou :”Não existe nenhum Corpo de Bombeiros melhor do que o nosso”. E  ao seu colega de turma (1992) ele disse: “Faça o que você sempre fez, eu tenho certeza que você vai fazer um excelente comando. Estarei sempre a sua disposição, estarei seu soldado” enfatizou Coronel Zanelli ao seu sucessor.

O Novo Comandante Geral

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel Hayman, exercia a função de Diretor de Servições Técnicos na instituição. Possui 5 formações, dentre elas, Engenharia Florestal, Gestão de Riscos Coletivos e Direito. Coronel Hayman  incorporou ao CBMPA  no ano de 1992 e construiu sua carreira ao longo de 26 anos e 10 meses de trabalho e muita dedicação.

Ao final da cerimônia houve o descerramento no gabinete do comando geral, onde foi feita a colocação da foto oficial do Coronel Zanelli na galeria de ex-comandantes do CBMPA.

ASCOM CBMPA

Por: Carla Renata Cruz e Mônica Alexandra Assunção