CBMPA REALIZA VISITA NAS OBRAS DO NOVO MUSEU DA CORPORAÇÃO
Publicado: 6 de maio de 2022 - Hora: 10:36

5. CBMPA REALIZA VISITA NAS OBRAS DO...
CBMPA REALIZA VISITA NAS OBRAS DO NOVO MUSEU DA CORPORAÇÃO

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizaram na manhã desta quinta-feira (06) uma visita institucional no antigo casarão onde residia o Quartel do Comando Geral da Corporação. O espaço, que é um verdadeiro patrimônio histórico e cultural para o estado do Pará, já está sendo restaurado e será transformado em Memorial, mantendo todo o acervo do CBMPA desde suas origens, quando ainda era vinculado à Polícia Militar.

No local, as obras já foram iniciadas e um dos objetivos é manter o estilo arquitetônico quando o local foi construído sob a gestão do intendente Antônio Lemos, na Belle Epoque. Escadarias, relógios, pisos e outros materiais vindos de Paris, na França deverão ser reconstruídos, a fim de que se conheça um pouco mais do passado no qual o CBMPA se iniciou. Esta é uma iniciativa tão importante quanto às ações voltadas para o presente, já que tão importante quanto ele, é reconhecer o passado histórico.

Na visita, além do Comandante Geral, Coronel Hayman Souza e o Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Jayme Benjó, estiveram presentes o engenheiro responsável, Hélio Costa, e uma figura especial viva para o Corpo de Bombeiros: o Coronel da Reserva Remunerada Nonato. Este, que já foi Comandante Geral por duas vezes (em 1994 e 2004), chegou a estar ativo no antigo local visitado, reconhecendo todas as dependências do período em que esteve à frente da Corporação. Ao saber que o local será reformado, o Coronel Nonato narra sua alegria e satisfação. “Me sinto útil em estar presente neste dia, e é de grande satisfação saber que este local será reformado. É bom dar continuidade e ter esse interesse em manter o patrimônio histórico da Corporação onde será o nosso museu e memorial. É nosso dever como Bombeiro Militar, e Graças à Deus está saindo esse sonho”, relata ele.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto: VC BM Laylton Corpes.

Fotos: 2º SGT BM Carlos.