CBMPA REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL
Publicado: 28 de junho de 2020 - Hora: 12:14

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE A...
CBMPA REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL

Na última quinta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará através do 8º Grupamento Bombeiro Militar/Tucuruí, realizou um treinamento de combate a incêndio florestal para o efetivo de cabos e soldados do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, sediado em Tucuruí, prevendo o segundo semestre do ano, período em que o clima fica mais seco e a incidência de incêndios em vegetação é acentuada.
Durante a instrução foram apresentados os materiais utilizados no combate, bem como sua utilização, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que abordou a legislação ambiental. A Instrução foi ministrada pelo Sargento BM Costa Filho e supervisionada pelo Aspirante a Oficial BM Mateus, e ocorreu dentro das dependências do quartel do Exército Brasileiro.
Para o 1º Tenente Bizzarri, do Exército Brasileiro. “A Instrução de Combate a Incêndios e Combate a Incêndios Florestais ministrada pelo 8° GBM foi uma experiência de grande valia para os envolvidos. Oportunidade única de aprender sobre o tema com quem é especialista e atua no combate e prevenção de incêndios rotineiramente. Foi uma oportunidade para estreitamento de laços entre o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Tucuruí, que complementou a instrução com informações relativas às questões legais que envolvem os ilícitos ambientais.”, completou o oficial.
As instruções práticas, foram em área de selva, sendo ministrada pelo Sargento BM Expedito, com técnicas de utilização e funcionamento da motosserra, bem como sua manutenção; em seguida o SGT BM Costa Filho, explicou o funcionamento do MacLoud, Abafador e da Bomba Costal e posteriormente o Cabo BM Tavares, explanou o funcionamento do aceiro e demonstrou como se realiza o mesmo. Para o Sargento BM Costa Filho, a importância da instrução se dá pela necessidade de efetivo. “Quando se tem um incêndio florestal, quanto mais militares tiverem o conhecimento é melhor, pois eles podem dar apoio ao CBMPA, que através do 8º GBM se encontra a disposição para eventuais solicitações de instrução” disse o militar.

ASCOMCBMPA

Skip to content