CBMPA realiza solenidade alusiva aos 162 anos do Dia Nacional do Bombeiro
Publicado: 29 de junho de 2018 - Hora: 18:15

5. CBMPA realiza solenidade alusiva aos 162...
CBMPA realiza solenidade alusiva aos 162 anos do Dia Nacional do Bombeiro

Nesta sexta-feira (29) às 9h da manhã, foi realizado no quartel do CBMPA, a Solenidade alusiva ao dia nacional do bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, data em que o Imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil em 1856. Tornando-se assim, o patrono de todos os Corpos de Bombeiros do país. A festividade contou  com a presença de autoridades, militares e familiares, destacando a vinda ilustre do governador do estado, Simão Robison Oliveira Jatene, que foi recepcionado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Zanelli.

Na solenidade, foram agraciados 79 civis e militares com a medalha D. Pedro II, pelos assinalados serviços de prestação ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará.  A medalha destina-se a homenagear civis e militares que tenham prestados relevantes serviços à Corporação, e bombeiros que no que seio de sua classe, destacaram-se pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição nos âmbitos estadual e nacional.  A finalidade era de homenagear a dedicação e a bravura dos profissionais, que enfrentam situações de risco e perigo para salvar vidas. E que carregam no peito o lema: “Vidas alheias e riquezas salvar”.

O Comandante-Geral da corporação, Coronel Zanelli, parabenizou a corporação pelo desempenho e pela forma “Todos os Corpos de Bombeiros Militares do País promovem suas solenidades com o objetivo de refletir sobre a importância dessa honrosa profissão para a sociedade brasileira. E este é o momento exato para ratificar a manifestação dos nossos sentimento e ações, que promovem a unidade necessária que estrutura uma das instituições de maior credibilidade do país”, declarou o mesmo.

Em todos os corpos de bombeiros, a tendência é relatar os avanços que ocorreram em seu estado, vale lembrar que o corpo de bombeiros do Pará é um dos mais antigos possuindo 136 anos de existência, ficando logo atrás do corpo de bombeiros nacional com 162 anos.

Portanto, é fundamental comemorar esta data, porque ratifica o compromisso e eleva nossa moral, tendo como maior resultado nossas energias sendo renovadas para poder continuar com a nossa missão, que é a de salvar vidas e proteger nosso patrimônio, frisou o comandante.

Além disso, o Governador do Estado, Simão Jatene que esteve presente no evento assinou a proposta de Lei de Fixação de Efetivo, a qual encaminhará à Assembléia Legislativa para análise e aprovação, com o objetivo de pôr em vigor a Lei de fixação de efetivo, que proporcionará um aumento do número efetivo do Corpo de Bombeiros do Pará.

O governador também enfatizou o sentimento de gratidão ao trabalho desempenhado pelos bombeiros. “Historicamente os bombeiros têm um simbolismo muito grande. Quem escolhe ser bombeiro, escolhe enfrentar seus instintos, porque o instinto de proteção do homem é um fato. Eu só tenho a agradecer à todos os que integram ao Corpo de Bombeiros, agradecer ao comando e à todos que tiveram essa coragem de  fazer essa opção, que é mais que uma opção profissional, é uma opção de vida. Muito obrigado à todos”, finaliza.

Texto: Mônica Assunção/Carla Renata

Fotos: Sargento Carlos