Corpo de Bombeiros promove simulado de atendimento no Hospital Metropolitano
Publicado: 11 de maio de 2018 - Hora: 23:47

5. Corpo de Bombeiros promove simulado de...
Corpo de Bombeiros promove simulado de atendimento no Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) teve sua rotina um pouco diferente na manhã da última quinta-feira (10), com a realização do primeiro  simulado de retirada de pessoas e atendimento pré-hospitalar de 2018, feita pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) juntamente à equipe de brigadista do hospital, ambulâncias de Exército, Marinha e Aeronáutica, que promoveram a ação.

O Comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), Tenente Coronel Sarquis, que esteve no local para oferecer suporte à equipe, explica a relevância do momento de simulação para a guarnição do CBMPA e brigadistas do HMB. “O simulado consistiu no principio de incêndio. O incêndio se propagou e foi necessário fazer a retirada de vítimas. A simulação de ocorrência foi acionada via Centro Integrado de Operações (CIOP) e as guarnições foram até o local para fazer o atendimento”, frisa. E complementa que “é importante parabenizar a iniciativa do Hospital Metropolitano porque quando nós levamos a ideia ao Hospital, que abraçou e nos recebeu para esse simulado”.

Para a simulação foi acionado o trem de socorro completo do 3º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), composta por  viatura de incêndio, salvamento e resgate, bem como, solicitado a viatura de incêndio e resgate do Quartel do Comando Geral. Entre os objetivos da ação estava a aproximação o mais possível da realidade. De acordo com a avaliação do Comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), o simulado obteve um saldo positivo pelo fato de cumprir em dezessete minutos a evacuação de 51 pessoas do 3º andar do Hospital Metropolitano de Belém.

Em relação a rede de incêndio do HMUE  verificou-se falha no funcionamento, o ocorrido e demais situações serão encaminhadas por meio de relatório ao Centro de Atividades Técnicas (CAT) e Comando Operacional do Corpo de Bombeiros.

A proposta do Comando Operacional também é estender o simulado para os demais hospitais da Região Metropolitana, e hospitais  metropolitanos de outros municípios, como Marabá, Santarém, Redenção e Itaituba.

Participaram também do simulado de evacuação e atendimento pré-hospitalar, Defesa Civil e Cruz Vermelha.

Texto: Ascom CBMPA
Fotos: Tenente Coronel Sarquis