CBMPA realiza reunião para discutir sobre as ações em incêndio na Cidade Velha
Publicado: 11 de setembro de 2020 - Hora: 17:09

5. CBMPA realiza reunião para discutir sobre...
CBMPA realiza reunião para discutir sobre as ações em incêndio na Cidade Velha

Nesta quarta-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizaram uma reunião no Quartel do Comando Geral da corporação, para discutir sobre as ações nas estruturas que restaram do prédio atingido pelo incêndio ocorrido no dia 22 de agosto de 2020, na Rua Joaquim Távora, entre Av. 16 de novembro e Rua Angelo Custódio, bairro da Cidade Velha em Belém. Estavam presentes na referida reunião, representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Polícia Civil (DEMA), Ministério Público Estadual (MPPA), Fundação Cultural do município de Belém (FUNBEL), Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além da proprietária do imóvel. O Coronel BM Reginaldo Pinheiro, Comandante Operacional do CBMPA iniciou a reunião informando que a corporação está atuando diariamente no resfriamento dos entulhos, no intuito de reduzir a fumaça e resguardar a integridade do prédio vizinho, informando que este é um serviço paliativo, que a solução para resolver definitivamente será com a retirada dos escombros e entulhos do local, resultante do sinistro supracitado, bem como eliminação dos riscos de acidentes mediante abalos estruturais no prédio. Posteriormente, cada órgão falou sobre a competência de suas ações nessa ocorrência. Foram traçadas as ações a serem realizadas, ficou a cargo da proprietária a contratação de uma empresa para fazer o escoramento da fachada histórica, para evitar a queda da mesma, bem como a retirada dos entulhos e escombros do local, com a finalidade de cessar a fumaça que tanto prejudica a vizinhança no entorno do sinistro. No entanto, o plano de trabalho da empresa contratada para realizar o serviço será apresentado aos órgãos públicos competentes para ser aprovado e posteriormente executado. Sendo que foi aceito por todos os presentes a realização de uma nova reunião no dia 15/09/2020 (terça-feira) para verificar o andamento das ações até tal data.