CBMPA REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Publicado: 28 de novembro de 2018 - Hora: 14:56

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO...
CBMPA REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizou na manhã de hoje, 28, a Palestra “Saúde do Homem”, que faz parte da Campanha Nacional Novembro Azul e que compõe a programática da Semana de Prevenção alusiva ao Dia do Bombeiro Paraense. O evento teve início às 09h e ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral – CBMPA.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2017, foram diagnosticados 61,2 mil casos de câncer de próstata no Brasil. A crescente nos números é um alerta e por conta disso a Campanha Nacional Novembro Azul vem ganhando cada vez mais adesão nas instituições públicas do país.

Ainda em novembro, o CBMPA comemora 136 anos de história e de luta pelo bem estar social. Logo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Próstata não poderia deixar de fazer parte da Semana de Prevenção comemorativa ao aniversário dos Bombeiros Paraenses. Sendo assim, a Instituição realizou uma Palestra sobre a Saúde do Homem, tendo como público alvo os militares do CBM. A palestra foi ministrada pelo Capitão e Médico da Polícia Militar Cleybismar Begot da Ressurreição, especialista em Cirurgia Urológica. Outros convidados participaram do evento, entre eles, a Sra. Lílian Garcia Sampaio, da Comissão de Saúde da OAB, e 09  acadêmicos da Liga Acadêmica de Urologia do Pará.

Dentre os objetivos da palestra, pode-se acentuar a importância de que os homens percebam a grande probabilidade de adquirir o Câncer de Próstata e, além disso, como é simples preveni-lo. Para contextualizar o tema, os palestrantes trouxeram dados internacionais sobre a recorrência da doença, e os acadêmicos da Liga de Urologia desenvolveram junto aos convidados algumas dinâmicas para testar a percepção que estes têm do problema e os resultados renderam um amplo debate acerca dos grupos de risco e dos fatores favoráveis ao surgimento do tumor nos homens.

O Coronel QOBM Augusto Lima, Subcomandante Geral do CBMPA, em seu discurso, ressaltou a importância de uma tropa ter consciência não apenas de sua missão operacional, mas também de sua missão para com a saúde e a qualidade de vida. O Subcomandante mostrou-se honrado por receber na instituição um evento tão relevante, esclarecedor e capaz de proteger vidas, e finalizou o encontro proferindo sua gratidão aos presentes e a Deus pela saúde de todos.

 

Texto: ASCOM CBMPA

Por: Júlio Leandro 

Fotos: Sargento Silva

Skip to content