CBMPA REALIZA OPERAÇÃO FINADOS 2021
Publicado: 3 de novembro de 2021 - Hora: 10:13

5. CBMPA REALIZA OPERAÇÃO FINADOS 2021
CBMPA REALIZA OPERAÇÃO FINADOS 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou no período de 30/10 a 02/11 a Operação Finados 2021, com o objetivo de desenvolver o serviço de prevenção e resposta à urgência e emergência  em balneários nas diversas localidades do Estado do Pará.

Cerca de 241 bombeiros militares foram deslocados neste fim de semana prolongado para realizar a prevenção por guarda vidas, além de 38 viaturas e 52 embarcações, que auxiliaram nos postos de prevenção. Com a flexibilização do decreto estadual e o avanço da cobertura vacinal contra o coronavírus, houve aumento no fluxo de banhistas que buscam as praias para passar o feriado de finados, no período que compreende a operação.

Salinas – No município de Salinópolis, região nordeste do estado, um dos destinos mais procurados pelos banhistas, o fluxo de pessoas foi intenso desde o sábado (30), praias como Corvina, Maçarico e Atalaia, contavam com a prevenção por guarda-vidas. No domingo (31), o grande número de banhistas deixou os GV ‘s em atenção, foram realizadas orientações em conjunto aos órgãos integrantes da segurança pública, uma das principais ocorrências registradas neste período foram acidentes com animais marinhos, especificamente água-viva. Neste caso, o CBMPA orienta as vítimas procurar o posto de guarda-vidas mais próximo: “Evite expor o local afetado ao vento e não colocar água doce, para evitar aumento da irritação e dor local, orientamos também lavar com água salgada ou vinagre e aguardar o organismo reagir e amenizar o desconforto”, informou o 1º Sargento BM Antônio Marcos, socorrista na praia do Atalaia em Salinópolis.

Mosqueiro – Segunda-feira (01), o sol forte atraiu um grande fluxo de banhistas, que preferiram ficar próximo da capital, no Distrito de Mosqueiro, redobrando a atenção dos guarda-vidas que estavam realizando a prevenção nas paradisíacas praias de água doce da ilha, como informou o comandante da prevenção Capitão Antoniel Nascimento: “Estamos com um efetivo de 45 militares, atuando nas 12 praias de Mosqueiro, o público presente são de famílias com crianças e até o momento sem nenhum registro de ocorrência grave, reflexo das orientações repassadas ao público através dos guarda-vidas”.

Belém – Finalizando a Operação Finados, que iniciou em 30/10, na terça-feira (02), em virtude do feriado de Finados, houve a prevenção nos principais cemitérios das diversas localidades do estado, devido à flexibilização do decreto estadual, constatou-se um aumento de público nestes espaços. As principais orientações repassadas pelas guarnições foi quanto ao cuidado no manuseio e utilização de materiais combustíveis (velas), para evitar possíveis acidentes.

Quem ficou em Belém, aproveitou o feriado para se refrescar nas praias do Distrito de Outeiro, apesar do tempo nublado, o fluxo de banhistas foi considerado moderado de aproximadamente 7000 banhistas, segundo informações do Tenente BM Nelson Paixão, comandante da prevenção em Outeiro: “Contamos desde o início da operação com 35 militares, distribuídos entre guarda-vidas, socorristas e logística, atuando na prevenção balneária em cinco praias do Distrito. Apesar do feriado prolongado, tivemos um público moderado e registramos ocorrências corriqueiras sem gravidade”, finalizou o comandante.