CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL/2020
Publicado: 27 de outubro de 2020 - Hora: 13:21

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE...
CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL/2020

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou na manhã da última sexta-feira (23), a cerimônia de encerramento do “Curso de Combate a Incêndio Florestal – CCIF 2020” direcionado para Bombeiros Militares e militares do Exército e da Marinha. O curso foi realizado através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) do CBMPA com Coordenação Executiva sob responsabilidade do 23º Grupamento Bombeiro Militar (23º GBM), sendo dividido em 5 (cinco) disciplinas voltadas exclusivamente às atividades de desenvolvimento técnico-científico, além de contar com profissionais especialistas da área do combate a incêndio florestal. As aulas trouxeram técnicas e inovações na atuação dos militares nas queimadas. O CCIF 2020 teve por objetivo formar profissionais atuantes na área de planejamento em ações de resposta a incidentes de natureza ambiental, especificamente os que envolvem incêndios em vegetação, com enfoque para procedimentos atinentes às áreas de segurança pública, defesa civil e preservação do meio ambiente.

De acordo com o Major BM Hugo Ferreira, Comandante do 23º GBM e Coordenador do curso, o mesmo foi de suma importância para o CBMPA e trouxe para a Corporação 33 novos combatentes florestais aptos para atuarem na luta contra as queimadas dentro e fora do Estado. “O curso veio para aprimorar e inovar as técnicas de combate aos incêndios florestais, para que possamos contribuir ainda mais em nossa missão de preservação do meio ambiente”. A integração entre o CBMPA e a Empresa Vale foi essencial para realização do CCIF 2020, visto que todo o curso se deu na área da Fazenda São Luiz, de propriedade da empresa, com apoio do Gerente de Segurança Empresarial, o Sr. Gustavo Chaves Penner.

Nas aulas práticas, que foram realizadas durantes todos os dias, os militares vivenciaram a experiência de combate a incêndios florestais, técnicas e táticas de combates nos mais diversos tipos de vegetação. Foram colocadas possíveis situações de modo que os militares pudessem por em prática tudo que foi ensinado durante o curso.

O encerramento do curso aconteceu na Fazenda São Luiz e contou com as presenças do Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, que enalteceu e frisou a importância da realização do Curso para o Estado, que desde a primeira turma que aconteceu no ano 2000, o qual participou como aluno, vê o quanto é “engrandecedor capacitar os militares para o combate às queimadas na nossa região”. Esteve presente, também, o Comandante Operacional do CBMPA, Coronel BM Reginaldo Pinheiro dos Santos, a Subdiretora de Ensino e Instrução, Tenente-Coronel BM Alessandra de Fátima Vasconcelos Pinheiro e demais Oficiais da Corporação. Durante a cerimônia foram premiados os três primeiros colocados no curso, sendo eles: 1º Lugar: 2º Tenente BM Lincoln (1º GBS); 2º Lugar: 2º Tenente BM Moreira (23º GBM); e 3º Lugar Cabo BM Arthur (10º GBM).

Mesmo sem estar no pódio de ganhadores, a Cabo Inês, única mulher participante desta edição do curso, já se sente uma vencedora por ter realizado as atividades de um dos cursos mais difíceis para um bombeiro militar. “As maiores dificuldades que enfrentei, assim como para os outros alunos, foi a distância da família e a adaptação pela qual tivemos que sofrer, como restrições de necessidades: alimento, água e descanso. Minha vida certamente não é mais a mesma de antes, vivi uma experiência incrível em um meio que o companheirismo é o que domina. Fui a única mulher desta edição. Fui tratada com igualdade por todos, desde a coordenação até o corpo de alunos e isso foi extremamente importante para minha evolução no curso. Voltei 5kg mais magra, com os pés extremamente machucados, mas voltei feliz e com a certeza que minha responsabilidade agora é muito maior.” relata, emocionada.

Durante a cerimônia foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao 2º Sargento Paulo Ronaldo Batista, guerreiro do fogo que dedicou 24 anos da sua vida ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará e destacou-se em sua área de trabalho, pois era um verdadeiro entusiasta contra as queimadas no Brasil. Participou na região Sudeste do estado do Pará de diversas formações de brigadas municipais de combate a incêndio florestal e atuou como imensurável baluarte em cursos de combate a incêndio. Atuou ainda fora do Edtado em grandiosas missões de combate a incêndio florestal. Faleceu vítima de morte natural, no dia 14 de abril de 2018. O CCIF 2020 recebeu o nome do Sargento Ronaldo por se entender que se perpetua em espírito um verdadeiro guardião das florestas. Que esse espírito seja combustível moral para os novos combatentes florestais. A esposa do militar, a senhora Silvianete Pereira, recebeu do Comandante-Geral um buquê de flores em sua homenagem.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content