CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE CARTOGRAFIA E NAVEGAÇÃO TERRESTRE
Publicado: 17 de setembro de 2020 - Hora: 17:27

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE...
CBMPA REALIZA FORMATURA DO CURSO DE CARTOGRAFIA E NAVEGAÇÃO TERRESTRE

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizaram na última segunda-feira (14), no 1°Grupamento de Busca Resgate e Salvamento, localizado na Rodovia Arthur Bernardes, Miramar em Belém, a formatura de 20 militares concluintes da 3° edição do curso de cartografia e navegação terrestre (CCNT/20), aprovado por meio de edital n° 001-2020/Diretoria de Ensino e autorizado pelo Conselho de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Segurança Pública e tem por objetivo especializar os militares nas atividades inerentes a cartografia e navegação terrestre, com apanhado aéreo e fluvial. O curso foi realizado no período de 31 de agosto a 14 de setembro, com uma carga horária total de 80 horas/aula, distribuídas em (06) seis disciplinas, nas mais variadas áreas de atuação, sendo que sua malha curricular é voltada exclusivamente às atividades de desenvolvimento técnico e científico peculiares. O CCNT/20, contou com 22 militares inscritos, entre oficiais e praças do CBMPA e da PMPA, sendo que concluíram 20 alunos, 16 do CBMPA e 04 da PMPA oriundos de quartéis da região metropolitana de Belém. Prestigiaram a cerimônia, o Coronel BM Reginaldo Pinheiro, Comandante Operacional; Coronel BM Marlon, representando o Diretor do Grupamento Aéreo (GRAESP); Tenente Coronel Eduardo Celso, Diretor de Ensino e Instrução; Tenente Coronel PM Aleixo, Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Tenente Coronel PM Carlos Cruz, Subdiretor de Apoio Logístico da PMPA entre outros oficiais do CBMPA.
O Curso de Cartografia e Navegação Terrestre foi criado em 2006, no 1°Grupamento de Busca e Salvamento, após seis anos foi realizada a segunda edição. Em ambas as edições, os militares tiveram a oportunidade de aprender conceitos da cartografia e de orientação no meio terrestre e aquático.
Segundo o Coronel BM Reginaldo Pinheiro, Comandante Operacional do CBMPA, é sempre importante a qualificação da tropa, ” Sem dúvida essa participação do 1°GBS, em mais essa nivelação, se dá em cumprimento de um plano de estratégico, este é apenas um dos cursos que foi executado pelo grupamento e outros estão sendo apresentado pela Tenente Coronel Samara, comandante do grupamento, com apoio da Diretoria de Ensino e Instrução e submetidos ao Estado Maior Geral do CBMPA”, sobre o curso de cartografia e navegação terrestre o comandante ressaltou, “O uso das geotécnicas é muito importante pra nós do CBMPA, pois estamos presentes tanto na água, quanto nas matas e em várias situações em que precisamos de uma orientação cartográfica para poder executar nossas missões com mais eficiência”. A coordenadora geral do curso, Tenente Coronel Samara Carvalho, agradeceu por mais essa realização e por todas as conquistas alcançadas. “Foram duas semanas de dedicação, cada militar trouxe consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho, em busca de mais conhecimentos técnicos, uma especialização diferenciada por diversos motivos que os impulsionaram a realizar o curso”, finalizou, emocionada, a coordenadora.

ASCOMCBMPA

Skip to content