CBMPA REALIZA FISCALIZAÇÃO DURANTE OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2021
Publicado: 6 de abril de 2021 - Hora: 17:20

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA FISCALIZAÇÃO DURANTE OPERAÇÃO SEMANA...
CBMPA REALIZA FISCALIZAÇÃO DURANTE OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou no final de semana prolongado de 02 a 05 de abril, em conjunto com os demais órgãos da Segurança Pública, a Operação Semana Santa, que este ano em virtude da pandemia, tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas do bandeiramento vermelho previstas no Decreto Estadual n° 800/2020.
O planejamento da Corporação definiu duas frentes de prevenção, uma nas estradas e a outra nos balneários, sendo deslocados mais de 300 militares para atuarem na operação, levando em consideração as ações de prevenção quanto ao fechamento do acesso às praias, rios e igarapés para banhistas e o funcionamento de bares e restaurantes, confirme estipulado por cada município, visando coibir a aglomeração de pessoas e a proliferação da Covid-19.
Em Marapanim, no nordeste paraense, as ações foram integradas entre o CBMPA, Policias Civil e Militar e a Defesa Civil do município. Para o Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel BM Reginaldo Pinheiro, “conseguimos desenvolver as ações de prevenção, norteados pelo Decreto do Governo do Estado, em parceria com os órgãos da segurança pública, em especial no município de Marapanim, onde a Defesa Civil municipal realizou a contenção dos banhistas nas barreiras sanitárias coibindo aglomeração na praia.” Assim como em Marapanim, o município de Santa Izabel adotou medidas restritivas aos balneários, na vila do Caraparu, onde apenas os moradores podiam acessar o local, sem permanecer no rio, bem como no balneário de Santa Rosa, município de Vigia. O fluxo de veículos na rodovia BR 316, foi relativamente tranquilo. Na barreira de Santa Maria, duas guarnições, uma de salvamento veicular e outra de resgate, estavam naquele ponto estratégico, para dar suporte, caso necessário, em acidentes ao longo da via. Em Salinópolis, o banho de mar estava proibido, bem como o horário de funcionamento dos estabelecimentos estava reduzido, como informou o cabo BM Márcio, auxiliar técnico da CEDEC: “os estabelecimentos estão orientador a utilizar cinquenta por cento de sua capacidade, medidas essas importantes para conter o avanço da pandemia em nosso estado.”
Na capital houve também fiscalização. No balneário de outeiro, a guarnição que estava no local realizava orientações quanto a não autorização do uso da praia e faixa de areia. Na praia do Cruzeiro, em icoaraci, também foram realizadas orientações porém alguns frequentadores insistiam em permanecer na faixa de areia. Já em Mosqueiro as guarnições realizavam o mesmo trabalho com objetivo de se fazer cumprir o decreto n°800/2020, do Governo do Estado.
Em Barcarena o serviço de orientação foi realizado ao longo da orla da praia do Caripi com Posto de Comando para orientações e possíveis intercorrências. Em Abaetetuba o serviço se deu nos balneários de Beja e Castelo, onde o fluxo de pessoas foi o esperado para o dia devido ao decreto.
No geral o serviço se deu dentro do esperado , sem maiores intercorrências respeitando assim o objetivo da operação que era fazer valer o decreto e prosseguir com serviço de orientação.

ASCOM CBMPA

Skip to content