CBMPA REALIZA BUSCAS POR DESAPARECIDOS EM MATA, NO BAIXO AMAZONAS
Publicado: 11 de janeiro de 2021 - Hora: 20:01

5. CBMPA REALIZA BUSCAS POR DESAPARECIDOS EM...
CBMPA REALIZA BUSCAS POR DESAPARECIDOS EM MATA, NO BAIXO AMAZONAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 4° Grupamento Bombeiro Militar – Santarém (4° GBM), atuou nas buscas de dois jovens que estavam desaparecidos há 3 dias, na comunidade Fé em Deus, região do Arapiuns-Maró, no Baixo Amazonas. Tratavam-se de dois irmãos, de 8 e 16 anos, em que segundo a família, no último dia 07/12, saíram para caçar em uma área de mata fechada na região do Alto Arapiuns e tempo depois não retornaram.

Militares do 4º GBM foram acionados imediatamente no dia 08, mas devido à dificuldade de comunicação e transporte para aquela região, o deslocamento só foi possível na manhã dia 09, onde a guarnição enfrentou cerca de 4h30 de deslocamento por balsa até o Porto do Aninduba e mais de 200 km de estradas e ramais com atoleiro para chegar no local conhecido como Piçarreira, que estava servindo de base para as buscas naquela área da Comunidade Fé em Deus. As comunidades próximas também foram mobilizadas para as primeiras buscas.

Felizmente, ao chegar ao local, a guarnição foi informada que, por volta de 11h35, os jovens haviam sido localizados pelos moradores e estavam em deslocamento para base. Com a chegada das vítimas os militares fizeram a avaliação e os primeiros atendimentos, constatando que apesar dos três dias perdidos na mata, elas estavam apenas com escoriações leves devido a densa vegetação, pequena desidratação e sofrendo de câimbras nas pernas e abdômen. Conforme o relato da comunidade, apesar de acostumados com essa atividade, foi a primeira vez que os jovens adentraram naquela área de mata para caçar, portanto desconheciam o local, o que contribuiu para que o fato ocorresse.

Após as vítimas serem avaliadas com boas condições, a guarnição as conduziu até sua comunidade de origem, sendo entregues aos cuidados de seus pais.